O Capítulo Metropolitano da arquidiocese de Paderborn, Alemanha, anunciou que os leigos participarão da eleição do novo arcebispo.

“O capítulo metropolitano responsável da eleição do bispo está confiante de que será possível uma ampla participação leiga na eleição do novo arcebispo”, disse a arquidiocese em 10 de junho.

Um Capítulo Metropolitano é composto de padres, chamados cônegos que formam o conselho ou senado de um bispo ou arcebispo.

Até agora, o procedimento para escolher os bispos seguiu a Concordata Prussiana de 1929. Consequentemente, tanto o capítulo metropolitano quanto "os arcebispos e bispos diocesanos da Prússia apresentam listas de candidatos canonicamente aptos ao Santo Padre".

De acordo com essas listas, “a Santa Sé nomeia três pessoas para o capítulo, entre as quais deve escolher o arcebispo ou bispo em voto livre e secreto”.

O anúncio da arquidiocese de Paderborn ocorre depois que seu pastor, dom Hans-Josef Becker, apresentou sua renúncia ao papa Francisco em 10 de junho, por chegar ao limite de 75 anos de idade.

A renúncia ainda não foi aceita.

Foi "decidida uma forma, segundo as especificações do Caminho Sinodal, que permite a mais ampla participação possível dos fiéis na busca de candidatos ao sucessor do arcebispo Hans Josef Becker dentro do quadro das exigências legais", disse a Igreja local.

O novo procedimento ainda não foi divulgado.

O reitor da catedral de Paderborn e que dirige o capítulo metropolitano, monsenhor Joachim Göbel, disse que a primeira coisa a fazer é informar os envolvidos e depois "apresentar este caminho em detalhes ao público".

O Caminho Sinodal Alemão é um processo iniciado em dezembro de 2019 que reúne bispos e leigos da Alemanha para abordar questões como o exercício do "poder", a moral sexual, o sacerdócio e o papel da mulher na Igreja, temas sobre os quais manifestaram, publicamente e em várias ocasiões, posições contrárias à doutrina católica.

Confira também: