A Marinha argentina anunciou no último dia 16 de novembro que encontrou o submarino ARA San Juan, desaparecido em 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo.

"O Ministério da Defesa e a Marinha Argentina informam que neste dia, depois de terem investigado o ponto de interesse nº 24 informado por ‘Ocean Infinity’, através da observação realizada com um ROV de 800 metros de profundidade, foi encontrado o Ara San Juan", escreveu a Marinha Argentina em sua conta no Twitter.

Segundo a imprensa local, o ARA San Juan, que desapareceu enquanto se dirigia de Ushuaia a Mar del Plata, foi encontrado pela empresa americana ‘Ocean Infinity a 800 metros de profundidade e a cerca 600 quilômetros de Comodoro Rivadavia, onde estava o centro das operações de busca.

A rede BBC informou que, depois de dois meses de busca, a ‘Ocean Infinity’ anunciou que esta semana abandonaria a expedição, pelo menos temporariamente. Entretanto, a descoberta de "um ponto de interesse" os fez permanecer procurando o submarino.

Em uma Missa celebrada em 15 de novembro, o Bispo Castrense da Argentina, Dom Santiago Olivera, manifestou que o aniversário do desaparecimento do submarino é um "momento doloroso" para valorizar a missão de homens e mulheres que trabalham com generosidade pela pátria.

Familiares, amigos, companheiros, autoridades civis e militares participaram de uma Missa na Base Naval de Mar del Plata (BNMDP) para recordar e agradecer a vida dos 44 tripulantes desaparecidos em 2017.

Em sua homilia, Dom Olivera expressou que "a vida e a entrega" dão "uma oportunidade dolorosa para agradecer e valorizar a missão de homens e mulheres do nosso país, que respondendo com generosidade a vocação de serviço e de amor à pátria são capazes de dar tudo: até a própria vida".

"É uma boa oportunidade, desta dor podemos recuperar a dignidade, a gratidão e o orgulho a nossas Forças Armadas, formada por homens e mulheres em tempos de democracia e de paz, que se dedicam a preservá-la", acrescentou.

"Com a experiência de que nenhuma palavra é suficiente, queremos estar presentes e acompanhá-los", disse Dom Olivera.

O Bispo Castrense disse o nome de cada membro da tripulação e assegurou que não foram esquecidos, pois "ofereceram sua vida para cumprir o seu dever e como manifestação concreta da vocação abraçada".

Dom Olivera concluiu sua mensagem pedindo à advocação mariana da Armada Argentina, "Stella Maris", que lhes dê força, esperança e perseverança nesta caminhada.

A Missa foi concelebrada pelo Bispo de Mar del Plata, Dom Gabriel Mestre, e pelos capelães: Major da Marinha, Pe. Eduardo Castellanos; Marinha na BNMP, Pe. David Ochoa; e do Exército Argentino, Pe. Luciano Alzueta.

Também estiveram presentes o chefe do Estado-Maior da Marinha, vice-almirante José Villán, e o Comandante da Força Submarina, Capitão do Navio, Ciro García Repetto.

Tragédia do ARA San Juan

Em 25 de outubro de 2017, o submarino navegou de Mar del Plata ao sul da Argentina para realizar alguns exercícios de treinamento.

Entretanto, na quarta-feira, 15 de novembro, perderam o submarino de vista quando estava voltando, a aproximadamente 430 quilômetros da costa de Comodoro Rivadavia.

O último contato com o submarino foi às 7h30 (hora local) quando relataram uma falha elétrica que já havia sido resolvida.

Confira também:

Mais em