O arcebispo de Tucumán, na Argentina, dom Carlos Alberto Sánchez, agradeceu ao povo de Tucumán pelas orações durante o tempo em que permaneceu na UTI por causa do coronavírus e aos profissionais de saúde que cuidaram dele e arriscam suas vidas de “forma permanente e com uma caridade maravilhosa”.

“Quero agradecer-lhes pelo carinho, pelas orações que fizeram por mim enquanto estava pendurado na cruz junto com Jesus nesta Semana Santa. Quero agradecer a toda a Igreja diocesana, a todos os habitantes de Tucumán que me expressaram também orações, carinho e afeto”, disse ao concluir uma missa recentemente.

Segundo informa AICA, o arcebispo dedicou algumas palavras aos doentes e aos profissionais de saúde.

“Quero agradecer de forma particular a toda a equipe de terapia do centro de saúde que cuidam de forma maravilhosa, não só de mim, mas de todos os doentes”, disse o arcebispo.

“Eles não relaxaram. Pelo contrário, estão expondo suas vidas de forma permanente e com uma caridade maravilhosa”, exclamou dom Sánchez.

“Por isso, quero agradecer profundamente a todos aqueles que estão trabalhando na área da saúde e também estão arriscando suas vidas e correndo o risco de infectar suas próprias famílias”, acrescentou.

Embora não o tenha mencionado, o arcebispo fez referência às declarações do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que no dia 14 de abril disse, diante do aumento dos casos, que "o sistema de saúde também relaxou".

A declaração do presidente, questionada por diversos setores por causa da gestão da crise de saúde na Argentina, suscitou o protesto de muitos nas redes sociais e de diferentes instituições de saúde no país.

Dom Sánchez mencionou pelo nome todas as pessoas às quais agradecia por seus cuidados: enfermeiros, pessoal da limpeza, fisioterapeutas, médicos “e muitos mais”.

“Muito obrigado e obrigado porque é ao próprio Cristo que prestam este serviço, com tanto carinho”, disse o arcebispo emocionado e em lágrimas.

“Ontem morreu a pessoa que estava ao meu lado no mesmo quarto. Daniel de Tafí del Valle. E, bom, um fica e o outro vai embora”, expressou emocionado.

Dom Sánchez nos encorajou a continuar rezando “e crescendo na fé cada dia mais”.

Para concluir, o arcebispo argentino expressou seu desejo de que “esta pandemia nos ajude a crescer na fraternidade, que não baixemos a guarda, que continuemos a manifestar aquele profundo amor por Cristo e por nosso irmão”.

Desta forma, será possível “construir um país diferente, um país de irmãos, onde arriscamos nossas vidas uns pelos outros. Por isso, muito obrigado e continuemos nos acompanhando, consolando-nos mutuamente”.

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, a Argentina registrou 21.220 novos casos de coronavírus no sábado, 24 de abril, elevando o número total para 2.845.872, enquanto as mortes subiram para 61.474, após 298 óbitos registrados nas últimas 24 horas.

Na província de Buenos Aires foram notificados 10.156 novos casos, enquanto na capital argentina foram registrados 3.008 casos.

Confira também:

Mais em