O Arcebispo Anthony Mancini, de Halifax-Yarmouth (Canadá), ofereceu suas orações pelas vítimas do tiroteio do fim de semana em um pequeno povoado de Nova Escócia, entre os quais está um membro da Polícia Real Montada do Canadá.

Em uma carta de 20 de abril, dirigida à delegacia da Polícia Real Montada do Canadá (RCMP), o Arcebispo de Halifax-Yarmouth expressou suas condolências pela morte do oficial Heidi Stevenson.

"Desejo expressar, como Arcebispo de Halifax-Yarmouth, e em nome dos fiéis católicos, nossas sinceras condolências pela perda da vida do agente Heidi Stevenson", disse Dom Mancini. "Sua morte no cumprimento do dever indica o maior sacrifício que se pode fazer em nome dos cidadãos a quem serviu", acrescentou.

O Arcebispo assinalou que rezará por sua família e pelos oficiais do RCMP que estão de luto pelo lamentável falecimento.

Em um vídeo publicado na terça-feira, 21 de abril, Dom Mancini ofereceu suas condolências e orações aos fiéis de sua arquidiocese após o massacre com arma de fogo perpetrado pelo dentista Gabriel Wortman neste fim de semana.

"Estes últimos dias foram chocantes, já que todos fomos afetados pela morte inútil e prematura de muitos de nossos concidadãos", afirmou. “Por mais que tentemos compreender essa tragédia, continua sendo impossível. Estamos experimentando um grande sentimento de perda, frustração e até raiva", acrescentou.

Na manhã desta segunda-feira, foi confirmado que 18 pessoas foram mortas, o que fez com que este seja o ataque a tiros mais mortal da história do Canadá, chocando uma província que geralmente vê menos de 15 homicídios por ano.

As autoridades ainda precisam determinar as causas da morte do dentista de 51 anos e os motivos pelos quais cometeu o ataque.

Dom Mancini reconheceu que as circunstâncias atuais relacionadas à pandemia de COVID-19 complicaram o processo de luto.

“Essa perda ocorre no momento em que a ameaça do coronavírus já nos angustia. Neste momento de luto, deveríamos ser capazes de nos unir para ter o apoio e a atenção da comunidade. No entanto, aqui estamos, isolados para nos manter a salvos, tornando as circunstâncias atuais ainda mais trágicas", afirmou.

O Arcebispo encorajou as pessoas a usar "meios tecnológicos" para oferecer apoio mútuo durante o processo de luto e lembrou à Nova Escócia que "o amor é maior que a tragédia e a morte".

"Desejo estender a todas as famílias e amigos daqueles que morreram nossas orações e nossa solidariedade", disse. "Neste momento, quando celebramos a ressurreição de Jesus, é bom lembrar que a morte não é a última palavra", afirmou.

Dom Mancini também garantiu que seu rebanho rezará pelo "crescente número de vítimas de COVID-19" e "pelos que estão na frente fazendo todo o possível para nos proteger: os médicos, as enfermeiras e, é claro, a polícia".

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: