Dom Samuel Aquila, arcebispo de Denver, nos EUA, elevou suas orações por todas as vítimas do incêndio no estado do Colorado que devastou centenas de casas desde o meio-dia de quinta-feira, 30 de dezembro. Ele também anunciou uma série de ações para ajudar as vítimas.

“Rezemos por todos os afetados pelos devastadores incêndios florestais na área metropolitana de Denver, especialmente por aqueles que perderam suas casas e pelas equipes de resgate de emergência que estão respondendo”, escreveu o bispo em sua conta no Twitter.

 

“Deus Todo-Poderoso, pedimos que os ventos se acalmem e que estenda a sua mão protetora e curadora”, acrescentou o arcebispo.

Os incêndios destruíram cerca de 580 casas e milhares de moradores foram obrigados a sair de Superior e Louisville, no estado do Colorado, cujo governador, Jared Polis, declarou estado de emergência.

 

Os incêndios se alastraram rapidamente devido aos fortes ventos.

O Serviço Meteorológico Nacional em Boulder disse que foram registradas rajadas de vento entre 128 e 160 quilômetros por hora.

Joe Pelle, o xerife do condado de Boulder, onde estão Superior e Louisville, disse que o que aconteceu foi "horrível".

 

O jornal The Colorado Sun revelou que pelo menos seis pessoas foram tratadas por queimaduras.

As autoridades estimam que os incêndios afetaram uma área total de 647 hectares.

Fundo para ajuda e ações emergenciais

Em nota publicada nesta sexta-feira, 31 de dezembro, o arcebispo lembrou aos afetados que “José e Maria tiveram que fugir com Jesus, pouco depois de seu nascimento. A Sagrada Família está perto de você e conhece a angústia e a perda que você está sentindo. Vocês estão nas minhas orações e nas orações de nossos fiéis em toda a arquidiocese”.

Mais em

O arcebispo anunciou depois que está pedindo "às paróquias e organizações que ajudem no que puderem, incluindo acolher os deslocados, abrir despensas de alimentos e envolver os conselhos dos Cavaleiros de Colombo para o voluntariado".

Dom Aquila também anunciou que será feita uma coleta especial “durante as missas do fim de semana de 8 a 9 de janeiro. As doações desta coleta serão colocadas em um fundo especial que será distribuído pelas paróquias da região afetada”.

“Graças à generosidade dos fiéis à campanha católica do arcebispo este ano, a arquidiocese contribuirá com US$ 250 mil para o fundo”, disse dom Aquila.

 

"Estamos especialmente gratos que aparentemente ninguém morreu neste incêndio, o que é uma prova da ação rápida dos socorristas ao incêndio e à ameaça à vida e propriedade”, disse o arcebispo.

"Que Deus continue protegendo os socorristas que lutam contra os incêndios e console todos aqueles que foram afetados por eles", concluiu.

Confira também: