O Arcebispo de San Salvador, Dom. Fernando Sáenz Lacalle, apoiou a decisão do Presidente da República, Antonio Saca, de dispor uma maior presença militar nas cidades para diminuir os altos índices de violência; e pediu a colaboração dos cidadãos.

O Prelado afirmou que é "lógico que haja o pessoal necessário para proteger a ordem no país" mas é importante que este "tenha as depurações necessárias para que de verdade seja um pessoal confiável".

Segundo dados da polícia, do dia Primeiro de janeiro até a data ocorreram três mil homicídios no país, principalmente relacionados às quadrilhas. Diante disto, o Arcebispo de São Salvador ressaltou que a responsabilidade de combater a violência não é só do Governo, mas também a cidadania deve colaborar com a denúncia dos fatos violentos.

"Também é muito importante –continuou o Prelado– que todos os cidadãos nos sintamos responsáveis pela ordem e a segurança colaborando com a polícia ou os corpos de segurança fazendo as denúncias ou advertências oportunas".