O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, lembrou aos fiéis que abster-se de votar é pecado de omissão, porque a fé compromete o católico a colaborar com o bem do país.

Do mesmo modo, exortou os salvadorenhos a conhecer os planos de governo dos candidatos a prefeitos e deputados para assim emitir um voto responsável nas eleições de 12 de março.

"Embora a democracia não se esgote no processo eleitoral, a fé compromete a colaborar com o bem do país. O abstencionismo é um pecado de omissão", afirmou o Prelado.

Explicou que o voto deve servir ao cidadão também para aprovar ou desaprovar os candidatos e as gestões das autoridades. Indicou que se um eleitor "não encontrar um partido ou candidato que concorde com seus princípios religiosos e morais, deve votar, segundo seu julgamento, pelo menos mau".

Dom Sáenz Lacalle também pediu ao Tribunal Superior Eleitoral "pôr todos os recursos técnicos que tenha para fazer transparente o registro. Isso é urgente".

Finalmente recordou que a Igreja não se inclina por nenhum partido e que é pecado grave promover a venda ou compra de votos, que devem ser secretos.