O Arcebispo do Santo Domingo, Cardenal Nicolás de Jesús López Rodríguez, afirmou que "muitas das coisas que se lamentam na sociedade dominicana de hoje" respondem a uma educação e estilo de "costas a Deus".

O Cardeal explicou que a Semana Santa se deve celebrar participando de atos piedosos e não em atividades que possam levar a cometer excessos e tenham como conseqüência o lamento de tantas mortes.

O Cardeal convidou à paróquia a viver intensamente a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, porque nesta semana se celebram "os mistérios centrais da fé Católica".

O Cardeal explicou que a encarnação de Jesus "significa que Deus, tendo se feito homem, quis compartilhar a sorte da humanidade, passando por toda a experiência do sofrimento, dor e a humilhação".

Por outro lado, assinalou que Deus não castiga ao homem, mas sim permite que experimente a conseqüência de seus próprios enganos. Acrescentou que se a sociedade não quiser que Deus esteja na família, "então atenhámo-nos às conseqüências".