O arcebispo de San Antonio, EUA, dom Gustavo García-Siller, lamentou os 46 imigrantes mortos encontrados dentro de um caminhão em San Antonio, Texas.

“Há cerca de 46 migrantes mortos em San Antonio. Nossas orações elevadas a Ti, ó Senhor, por suas almas", disse ele. “Senhor, tende misericórdia deles. Esperavam uma vida melhor. Senhor depois de Uvalde e agora isso, ajudai-nos! Nós precisamos de Ti! Tanta gente sofrendo. Deus, Deus, Deus”.

Numa entrevista coletiva de ontem (27), o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, descreveu a situação como "uma horrível tragédia humana", e pediu para agir de forma compassiva, "rezar pelos mortos" e expressou sua confiança de que os responsáveis ​​por "colocar essas pessoas em tais condições desumanas sejam processados ​​em toda o alcance da lei".

O chefe de polícia de San Antonio, William McManus, disse que as autoridades receberam uma ligação por volta das 18h. Um trabalhador da construção nas proximidades "ouviu um grito de socorro" e "foi investigar".

Uma vez no local, o homem “encontrou as portas do trailer parcialmente abertas”. Abrindo-as um pouco mais "ele viu várias pessoas mortas dentro", disse McManus.

"Temos três pessoas sob custódia embora não saibamos se estão totalmente conectadas com isto ou não", disse o policial. "Esta investigação foi entregue ao HSI (Investigações de Segurança Interna), agora é uma investigação federal".

Charles Hood, chefe dos bombeiros da cidade de San Antonio, disse que "neste momento processamos aproximadamente 46 corpos".

"Felizmente conseguimos transportar 16 pessoas" feridas, continuou, são 12 adultos e quatro crianças.

"Todo mundo estava consciente no momento do transporte", disse ele. "Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque. Eles estavam sofrendo de insolação e exaustão, sem nenhum sinal de água no veículo. Não havia unidade de ar condicionado visível", disse ele.

San Antonio, Texas, fica a pouco mais de duas horas de carro da fronteira dos EUA com o México.

A morte dos migrantes pode ter ocorrido por asfixia dentro do caminhão. Nesta segunda-feira (27), poucos dias após o início do verão no hemisfério norte, San Antonio atingiu a temperatura de 39 graus Celsius.

O secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse no Twitter que as nacionalidades das vítimas ainda não são conhecidas.

A tragédia desses migrantes ocorre pouco mais de um mês após o massacre de 19 crianças e dois professores na Robb Elementary School, na pequena cidade de Uvalde, perto de San Antonio.

“Fiéis da arquidiocese de San Antonio, continuamos mantendo em oração o nosso povo de Uvalde; agora, nos dizem que mais de 40 migrantes, nosso povo, morreram aqui em San Antonio. Há cerca de 15 sobreviventes que foram enviados para hospitais. Sejamos um em solidariedade, ó Deus!”, acrescentou dom Gustavo García-Siller no Twitter.

García-Siller lamentou que "mais uma vez, a falta de coragem para enfrentar a reforma da imigração está matando e destruindo vidas. Não aprendemos. Que Deu nos ensine a mudar. A humanidade está constantemente em jogo. Rezamos, amamos, confiamos. Dai-nos força! Queremos fazer a vossa vontade."

Confira também: