Na véspera da Solenidade da Assunção da Virgem Maria, faleceu o Arcebispo de Cambrai (no norte da França), Dom François Charles Garnier, aos 74 anos, depois de lutar durante os últimos meses contra uma leucemia.

Através de um comunicado divulgado em 15 de agosto, o Vigário Geral da Arquidiocese de Cambrai, Pe. Emmanuel Canart, informou que "neste dia da Assunção, conhecido como Dormição (no Oriente), Dom François Garnier se uniu ao céu".

"O nosso pastor dormiu tranquilamente esta noite por volta das 3h no Hospital De Beaune, onde estava fazendo tratamento nos últimos dias", expressou.

Recordou que Dom Garnier serviu na Arquidiocese de Cambrai durante 18 anos e foi conhecido pela “sua vida entregada ao serviço do Evangelho e da Igreja".

"Encomendemo-lo a Nossa Senhora das Graças, padroeira da nossa diocese, a quem celebramos hoje e que ele tanto amava", pediu Pe. Canart e convidou a que "na Eucaristia possamos agradecer a Deus pela sua vida".

Dom Garnier havia sido hospitalizado durante o Natal do ano passado e, em 30 de dezembro daquele ano, revelou aos fiéis em uma mensagem que tinha leucemia.

Em maio deste ano, o Papa Francisco havia nomeado Dom Vincent Dollmann, Arcebispo Coadjutor de Cambrai, para que ajudasse o Prelado.

Vatican News indicou que, após falecimento de Dom Garnier, Dom Dollmann "se tornou imediatamente o novo Arcebispo de Cambrai".

Embora ainda não saibam onde será o funeral, durante a Missa pela Solenidade da Assunção de Maria, os fiéis fizeram uma homenagem a Dom Garnier.

Por sua parte, o Secretário Geral e porta-voz da Conferência Episcopal Francesa (CEF), Pe. Olivier Ribadeau Dumas, expressou suas condolências pela morte do Prelado através de sua conta no Twitter:

"Esta noite, depois de ter lutado durante muito tempo contra a doença, Dom François Garnier, Arcebispo de Cambrai, entrou na Vida. Que a Virgem Maria, já na glória de Deus, lhe abra as portas da ternura divina", escreveu.

Dom Garnier nasceu em 7 de abril de 1944, na França. Vatican News assinalou que durante a sua formação como seminarista, permaneceu por dois anos em Aleppo (Síria). Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1970, para a Arquidiocese de Dijon.

Em 1990, São João Paulo II o nomeou Bispo Coadjutor de Luzón e assumiu o governo pastoral desta diocese um ano depois. Em 2000, foi nomeado Arcebispo de Cambrai, onde serviu até a sua morte.

Segundo Vatican News, o seu mandato episcopal foi marcado pela "sua humanidade, sua proximidade com os pobres e pequenos, em um lugar marcado pela necessidade econômica e uma piedade popular sempre dinâmica".

Na CEF, foi presidente da Comissão para a Missão Universal da Igreja e foi responsável pela Delegação Católica para a Cooperação.

Confira também:

Mais em