O Arcebispo de Kirkuk, Mons. Louis Sako, deu a conhecer a dramática situação da população cristã no Iraque que teve que fugir para o norte curdo e onde sofrem pela falta de água potável, atendimento médico, eletricidade, trabalho, o que os arrasta a “sair do pais para buscar algo melhor”.

Em declarações a organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) e depois de uma série de ataques anticristãos entre Natal e o Ano novo, o Prelado explicou que em Curdistão “se bem que a segurança é boa, não há trabalho, não há serviços nas instalações construídas pelo governo curdo. Por isso muitas famílias estão deixando o pais para buscar algo melhor”.

Depois de comentar que atualmente “todos os grupos políticos estão ocupados com as eleições” e que “há uma forte luta pelo poder”, o Arcebispo expressou sua “confusão” pelos recentes ataques aos cristãos em Mosul, que afetaram várias igrejas, faleceram três pessoas e outra foi sequestrada da universidade local.

A esse respeito, Mons. Sako indicou que “alguns ataques buscam prorrogar as eleições ou cancelar-las ou inclusive determinar o que irá acontecer nelas”.

50 mil euros para as famílias na época do Natal