Dom José Antonio Eguren, Arcebispo Metropolitano de Piura, no norte do Peru, explicou o que é a conversão e a sua importância na vida dos cristãos.

Em sua homilia ao celebrar a Santa Missa do dia 24 de janeiro, refletindo sobre o Evangelho de São Marcos no qual Jesus chama a “converter-se e acreditar na Boa Nova”, Dom Eguren explicou que “conversão significa 'mudança de mentalidade', mas não se trata apenas de um modo distinto de pensar a nível intelectual, mas da revisão do próprio modo de agir à luz dos critérios evangélicos”.

“Com efeito, a conversão ou metanóia a que somos chamados consiste no esforço de interiorizar e assimilar os valores evangélicos que contrastam com as tendências dominantes presentes no mundo”, sublinhou.

O Arcebispo de Piura frisou que "a conversão implica despojar-nos dos pensamentos, sentimentos, comportamentos e hábitos que se opõem ao Evangelho ou que prescindem dele, para nos revestirmos daqueles pensamentos, sentimentos e comportamentos do Senhor Jesus, o homem novo e perfeito".

“A conversão é um processo que abrange toda a nossa vida. É despertado e sustentado pela graça que conta com a nossa livre colaboração”, destacou.

O Prelado peruano ressaltou que “a conversão é o fruto do encontro com Jesus. Por isso que ‘conversão e crer’ se implicam mutuamente”.

“O encontro com Jesus vivo nos move à fé, a qual exige a conversão como um processo permanente e constante que abrange toda a vida”, expressou.

“Queridos irmãos, isso é converter-se, isso é crer. Quando Jesus apareceu no horizonte de suas vidas, Simão Pedro, André, Tiago e João, deixaram tudo: barco, redes, pai, trabalhos, para ir com Jesus”, lembrou.

Dom Eguren indicou que “o Senhor atraiu todo o seu interesse e coração. Todo o anterior ficou para trás, porque Jesus era muito mais valioso e importante que aquilo que deixavam”.

"Só o conhecimento de Cristo foi capaz de fazer com que mudassem suas vidas de forma tão radical".

O Arcebispo peruano destacou que “no caminho da conversão se trata de ser verdadeiros discípulos, aspirando incessantemente a deixar-se educar pelo Espírito Santo, através da ação materna de Santa Maria, para que nos tornemos 'outros Cristos'”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: