O arcebispo de Los Angeles e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom José Gomez, explicou como os fiéis devem viver a fé neste tempo pascal, marcado pela provação da pandemia do coronavírus.

“Nesta Páscoa, nosso Senhor está nos chamando a voltar a ele, chama todos nós que fazemos parte da Igreja a viver como um 'povo pascal', nos chama a voltar à simplicidade da vida que podemos ver naqueles primeiros discípulos”, disse o Prelado de origem mexicana na homilia da missa que presidiu na Catedral de Los Angeles, no Domingo de Páscoa.

“Como todos sabemos, estamos vivendo um momento de provação. O mundo ao nosso redor está mudando. Continuamos com a situação da pandemia e também com a realidade de um tempo estranho e turbulento em nossa sociedade. Sem dúvida, são sinais de que as coisas são diferentes”.

O arcebispo assegurou que “não temos certeza para onde tudo isso vai, mas sabemos onde devemos estar. Temos que estar perto de Jesus, perto de seu túmulo vazio, perto de sua Igreja”.

Estados Unidos é o país mais afetado no mundo pelo coronavírus com 31.429.560 casos, dos quais quase 24 milhões se recuperaram. O número de óbitos é de quase 570 mil, enquanto no plano de vacinação já foram aplicadas 157,61 milhões de doses.

O Arcebispo de Los Angeles recordou em sua homilia que “a Igreja dos primeiros anos não vivia a sua fé dependendo de programas ou de iniciativas e atividades. Os primeiros cristãos viviam a sua fé com simplicidade. Eles a chamavam de 'Caminho', de 'Vida'. A Páscoa era suficiente para eles, era tudo o que precisavam”.

Dom Gomez ressaltou que “viver a nossa fé não é algo complicado. Começa por viver pensando no amor tão grande que Deus tem por cada um de nós. Confiar no modo de viver que ele nos ensinou”.

“Queridos irmãos e irmãs, a vida de fé à qual Deus nos chama é muito simples!”

Trata-se de conhecer Jesus. Escutar as suas palavras, refletir sobre seu exemplo. Falar com ele na oração para saber o que quer que façamos e, então, tentar levar isso à prática de coração e com entusiasmo”.

O Prelado indicou que viver a fé consiste em “amar os demais, especialmente os que estão mais próximos de nós. Servindo-os com um coração humilde e tendo misericórdia e sabendo perdoar. Amar os outros sem esperar nada em troca”.

Tudo isso “sempre com a convicção de que Jesus sempre caminha conosco. Que a qualquer momento podemos invocar seu nome e ele estenderá a sua mão para nos levantar”.

Nesta vivência, o Arcebispo de Los Angeles recordou a importância da Eucaristia e de participar ativamente dela para crescer no amor pela Igreja. “Devemos ser testemunhas da Ressurreição de Jesus, convidando outros a segui-lo neste admirável caminho de vida”, sublinhou.

Dom Gomez disse ainda que os cristãos "somos enviados para falar aos outros sobre o amor que conhecemos, para pregar com o exemplo, com as nossas obras, com a alegria da nossa vida!".

“Que a nossa Santíssima Mãe Maria nos ajude a fazer desta Páscoa uma nova manhã para as nossas vidas, um tempo em que todos regressemos à beleza simples da nossa fé, à alegria de ser um povo pascal!”, concluiu.

Confira também: