O arcebispo Paul S. Coakley pediu orações pelos nove mortos e vários feridos, vítimas de um tiroteio na Califórnia, nesta quarta-feira, 26 de maio. “Peço aos católicos de todo o país que rezem pelos mortos e feridos, bem como pela cura da comunidade. O Espírito Santo, cuja sabedoria e orientação celebramos no último domingo de Pentecostes, traz conforto e força neste momento de grande perda”, disse Coakley, presidente do Comitê de Justiça Nacional e Desenvolvimento Humano da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), em um comunicado publicado no mesmo dia.

O tiroteio ocorreu no início da manhã, no pátio de manutenção de trens da Valley Transportation Authority (VTA), na cidade de San Jose. Os crimes foram cometidos por Sam James Cassidy, técnico de pátio ferroviário de 57 anos de idade. Ele começou a atirar em seus colegas de trabalho e depois suicidou-se. Até a noite de 26 de maio, as autoridades ainda não tinham determinado o motivo do massacre, mas classificaram o ato como “violência no local de trabalho”.

O arcebispo Coakley disse que essa carnificina “nos lembra mais uma vez que algo está fundamentalmente partido em nossa sociedade” e que essa “cultura deve ser corajosamente examinada e tratada”.

“É particularmente trágico que em uma cidade que leva o nome de São José, que foi um guardião tão amoroso da Sagrada Família, não possamos proteger nossos próprios concidadãos dos destroços da violência armada”, acrescentou.

“Como americanos, devemos entender por que essas terríveis ocorrências de violência continuam a ocorrer em nossas comunidades e, então, agir sem hesitação para erradicar as causas de tais crimes”, disse. “Nossa conferência há muitos anos clama por meios racionais, porém eficazes, de regulamentar essas armas perigosas. Também pedimos uma maior abrangência dos serviços de saúde mental para identificar e abordar áreas potenciais de conflito antes que se transformem em eventos trágicos”, disse Dom Coakley. E concluiu o seu comunicado dizendo que “são necessárias ações para tentar reduzir a frequência desses atos hediondos através da legislação e de treinamentos”.

Dom Oscar Cantú, bispo de San Jose, também se pronunciou no dia 26 de maio. Ele pediu orações “pelas vítimas do tiroteio”, para “que Deus console suas famílias e entes queridos e lhes cicatrize as feridas”.

“Orem também por todos os socorristas e oficiais da lei. Que a comoção e a dor deem lugar à graça e à retificação, enquanto trabalhamos juntos para proteger os inocentes e prevenir, no futuro, atos desse tipo, carentes de sentido, para que a paz prevaleça em nossos corações e em nossas comunidades”, acrescentou.

Postado originalmente na CNA.

Confira também: