Buscar caminhos que levem à paz e ao entendimento, foi o que pediu o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, após a ação policial no Jacarezinho, na quinta-feira, que terminou com o registro de 25 mortos.

“Lamentamos profundamente esse momento da história dessa cidade que é classificada como a ação mais letal da história do Rio de Janeiro e nos unimos a todos aqueles que sofrem: familiares, amigos e conhecidos e a todos da comunidade de Jacarezinho que passam por esse momento”, expressou o cardeal à Vatican News.

A operação Exceptis teve início na manhã de quinta-feira, 6 de maio, na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, a fim de combater grupos armados de traficantes que estariam aliciando crianças e adolescentes para o crime.

Durante a ação policial, 25 pessoas foram mortas, entre os quais o policial André Frias, de 48 anos, atingido por um tiro na cabeça. Duas pessoas foram feridas dentro do metrô, uma atingida de raspão no braço por um projétil e outra por estilhaços de vidro. Seis pessoas foram presas e armas foram apreendidas.

Em sua declaração a Vatican News o cardeal ressaltou que a Igreja continuará com a sua presença na região do Jacarezinho, onde se encontra a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, prestando à comunidade seus serviços religiosos, sociais e educacionais, “buscando levar as pessoas ao encontro um com o outro, com Deus e com o mundo mais justo e mais humano”.

Dom Orani Tesmpesta exortou a unir toda a cidade a fim de “pedir que nós encontremos os caminhos de paz e entendimento, pois é lamentável tudo isso”.

Para o arcebispo, a violência no Rio de Janeiro se soma a “muitas injustiças, muitos problemas, passando pelo problema da pandemia e também da questão econômica, onde tantos estão desempregados”.

“Rezamos e nos unimos para buscarmos soluções pacíficas para os conflitos da grande cidade”, concluiu.

Confira também: