O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta foi diagnosticado na quinta-feira, 2 de setembro, com pneumonia. Em nota, a arquidiocese informou que ele “passa bem” e fez teste para covid-19, que deu resultado negativo. Dom Orani se recupera em sua residência e precisou se afastar temporariamente de suas atividades.

“O tempo de recuperação será de no mínimo uma semana, sendo assim, o arcebispo estará ausente das atividades pastorais e administrativas, em sua residência, para cuidados médicos”, afirma nota assinada por padre Arnaldo Rodrigues, da assessoria de imprensa. Por fim, pede que todos estejam “unidos em oração para a pronta recuperação de nosso arcebispo”.

Em seu perfil no Instagram, dom Orani reforçou a informação de que foi “diagnosticado com pneumonia bacteriana. Não é covid”. Disse que, “apesar do diagnóstico, me sinto bem”. “Peço as orações por mim e por todos os enfermos de nossa arquidiocese”, concluiu.

Dom Orani Tempesta, de 71 anos, já foi imunizado com as duas doses da vacina de covid-19. Em abril, quando tomou a segunda dose, publicou em suas redes sociais que se vacinar “é um ato de grande responsabilidade para conosco mesmo” e também para com os “irmãos e irmãs”.

Em um artigo publicado nesta sexta-feira no site da arquidiocese do Rio, o cardeal Tempesta disse que se vacinar é “um ato importante e indispensável traduz o cuidado e o zelo para com o outro”. “Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte”, afirmou.

Confira também: