O Arcebispo de San Francisco, Dom Salvatore Cordileone, destacou a mensagem que a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) dirigiu ao novo presidente Joe Biden, na qual assinalou que para a Igreja se opor à injustiça do aborto é uma "prioridade preeminente".

“O chamado oportuno do Arcebispo Gomez para a cura como país, enquanto a nova administração assume seu encargo, é bem recebido e necessário. Agradeço-lhe por esclarecer como os católicos nos aproximamos a uma ampla gama de assuntos que constituem ameaças à vida humana e à dignidade”, disse o Arcebispo em uma mensagem publicada na página do Facebook da Arquidiocese de San Francisco.

"Em particular, agradeço-lhe por dizer claramente, mais uma vez, que opor-se à injustiça do aborto continua sendo a nossa 'prioridade preeminente', especificando que preeminente não significa que seja a 'única'", ressaltou o Prelado.

O Arcebispo de San Francisco referiu-se à mensagem que a USCCB publicou neste dia 20 de janeiro, por ocasião da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos.

A declaração da USCCB é assinada por seu presidente, Dom José Gomez.

Em sua mensagem ao presidente Biden, Dom Gomez disse que “para os bispos da nação, a contínua injustiça do aborto continua sendo a 'prioridade preeminente'. Embora preeminente, não significa ‘única’. Temos uma preocupação profunda com as muitas ameaças à vida e à dignidade humanas em nossa sociedade”.

“Mas, como ensina o Papa Francisco, não podemos ficar calados quando quase um milhão de nascituros são aniquilados anualmente em nosso país com o aborto”, disse Dom Gomez.

O presidente do Episcopado dos EUA também disse a Biden que "o aborto é um ataque direto à vida que também fere a mulher e mina a família", além de ser uma "questão de justiça social".

“Em vez de impor novas expansões do aborto e da contracepção, como prometeu, tenho esperança de que o novo presidente e sua administração trabalharão com a Igreja e outras pessoas de boa vontade. Minha esperança é que possamos iniciar um diálogo para abordar os complicados fatores culturais e econômicos que motivam o aborto e desanimam as famílias”, disse Dom José Gomez.

Em sua mensagem, o Arcebispo de San Francisco assegurou que “os católicos devemos falar e falamos sobre muitos assuntos que afetam a igual dignidade que todos temos, mas se a vida em seus primórdios mais vulneráveis ​​não for protegida, então nenhum de nós está seguro”.

Afirmar a igual dignidade humana em qualquer estágio e em todas as condições é o caminho para a cura e a unidade. Uno-me ao Arcebispo Gomez para rezar pelo Presidente Biden e pelo futuro desta nação excepcional, esta é a visão que deve ser realizada em nosso tempo”, continuou o Prelado.

"Que Deus abençoe a América", concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: