O arcebispo de Díli, dom Virgílio do Carmo da Silva, disse que quase desmaiou quando soube que o papa Francisco decidiu nomeá-lo cardeal em 27 de agosto, o primeiro cardeal de Timor-Leste, um pequeno país onde 98% dos 1,3 milhões de habitantes são católicos.

“Quando ouvi a notícia, fiquei tão emocionado que quase desmaiei”, disse o arcebispo aos jornalistas em 30 de maio. "Eu nunca sonhei com isso e nunca procurei por isso."

O papa Francisco anunciou no domingo os nomes de 21 homens que serão criados cardeais no Consistório em 27 de agosto.

Aos 54 anos, dom Silva poderá fazer parte dos conclaves que elegem os papas por 26 anos.

O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, fez uma visita de cortesia para felicitar o arcebispo.

Timor-Leste ou Timor Oriental, ocupa a metade oriental da ilha de Timor, que compartilha com a Indonésia.

A população do país, colonizado por Portugal, é quase 98% católica e muito jovem: cerca de 40% da população tem menos de 15 anos e a idade média do país é de 20 anos, segundo World Factbook da CIA.

O arcebispo é salesiano e dirige a Igreja local de Díli: desde 2016 como bispo e desde 2019 como arcebispo. Ele também é vice-presidente da conferência episcopal.

Silva disse que vê sua criação como cardeal como uma bênção para o país, que comemorou recentemente os 20 anos da restauração de sua independência.

O papa Francisco manifestou interesse em visitar a região pessoalmente.

Em entrevista em outubro de 2021, o papa disse que em 2022 gostaria de viajar para Papua Nova Guiné e Timor-Leste, viagens originalmente planejadas para o final de 2022, antes de serem canceladas devido à pandemia.

Confira também: