Em sua catequese de hoje, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, exortou os jovens presentes "a serem peregrinos e assumir a atitude que lhe é própria para poder acolher, confiar e discernir".

Em diálogo com a ACI Imprensa, o Prelado indicou que "os jovens devem ter as atitudes do peregrino, que são: acolhida, confiança, esperança e atitude de saber reconhecer e discernir os sinais através dos quais o Senhor quer iluminar nestes momentos o caminho que cada um deve percorrer para dar sentido a sua vida".

"Essa é a preocupação –prosseguiu– que os jovens e que todos devemos ter pois quando vamos nos aproximando destes dias centrais, que embora sejam de celebração, viram-se também precedidas por uma atitude de reflexão e oração que é fundamental na hora de entender o que significam as jornadas mundiais da juventude".

Refletindo sobre "ser peregrinos" Dom Barrio manifestou que a peregrinação é um sinal, uma chave através da qual temos que interpretar toda a realidade de nossa vida, "desde o momento em que nascemos já iniciamos esse caminho de peregrinação para a casa de Deus nosso Pai".

"Não somos turistas da fé, somos peregrinos da fé, e isso significa ir descobrindo dia a dia esse horizonte novo da novidade de Deus que nos tem que dar a todos nós, essa confiança e esperança para ir enfrentando as dificuldades que encontremos na vida, tendo sempre presente a meta à qual temos que chegar, aquela de onde vem a luz e a força para ir superando", indicou.

Dom. Barrio ressaltou a figura de Abraão como modelo inicial de peregrino pois, deixa tudo e ouvindo a voz do Senhor, confiando-se a Ele, vai em busca de uma realidade que ele não conhecia.

"Aconteceu também com os Reis Magos que inicialmente se vêem orientados por uma estrela e em um momento determinado ela desaparece, ali encontramos um aspecto muito bonito e é que às vezes nós devemos nos ajudar pelos demais na hora de nos orientar no caminho que empreendemos para chegar à meta que fixamos, isso se, com um grande discernimento como o fizeram os Reis Magos na hora de ir avançando até chegar a encontrar Jesus para lhe oferecer os dons que tinham levado e adorá-lo", acrescentou.