Às vésperas de completar um ano, o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis (SC), ganhou um presente nesta semana, a bênção de Dom Julián Barrio Barrio, Arcebispo de Compostela, na Espanha.

Este é o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago e oficialmente integrado ao trajeto histórico.

Foi inaugurado em junho de 2017, tendo sido chancelado pela Catedral de Santiago de Compostela, em documento assinado pelo presidente do Cabildo Metropolitano, Dom Segundo Pérez López.

Na capital catarinense, o percurso parte da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passando pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes até chegar ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.

Para receber a compostela (o certificado de conclusão do Caminho) é preciso percorrer pelo menos 100 quilômetros. Assim, o peregrino pode percorrer o trecho restante para completar todo esse trajeto na Espanha, com o caminho de La Coruña a Santiago.

Os idealizadores do Caminho Brasileiro, Fábio Tucci Farah e Mariana Mansur, foram os primeiros a completar esta peregrinação em 24 de julho de 2017 e, em Compostela, foram recebidos por Dom Julián Barrio Barrio, o qual endossou este projeto, aprovando também uma novena a São Tiago escrita por Farah para os peregrinos.

Passado este encontro, o Prelado envia agora a sua bênção ao Caminho Brasileiro, “por ocasião da celebração do aniversário de sua fundação” e o “encomenda ao Patrocínio do Apóstolo São Tiago Maior e da Virgem Santa Maria”.

Dom Barrio também ressalta a importância deste Caminho e apresenta as razões para que os cristãos empreendam a peregrinação que se inicia no Brasil e termina no sepulcro de São Tiago Maior.

“É um meio para aumentar o conhecimento e a devoção ao Apóstolo São Tiago Maior e fomentar em todos um maior conhecimento dos valores do Evangelho, contribuindo assim para o aumento da fé e do bem comum, algo tão necessário em nossos dias”, afirma o Arcebispo.

Segundo Fábio Tucci Farah, esta bênção do Arcebispo de Compostela será entregue à Arquidiocese de Florianópolis no dia 25 de julho, festa de São Tiago Maior, quando os idealizadores do Caminho Brasileiro irão à capital catarinense para “celebrar um ano da nova rota jacobeia” e ainda “percorrerão novamente o trecho brasileiro”.

Além disso, adiantou Farah, “será oficialmente instaurada uma Confraria a São Tiago, comandada pelas peregrinas Franciany Serpa Madeira e Cristiane Oliveira – que já completou a rota na Espanha”.

Esta organização religiosa com aprovação eclesiástica terá entre suas missões: zelar pelo aspecto pastoral do Caminho Brasileiro e incentivar a peregrinação cristã ao túmulo do Apóstolo.

Confira também: