Para marcar os 100 anos que completará em 2018, o Fortaleza Esporte Clube lançou no último domingo, 17 de dezembro, um novo uniforme, no qual adotou a cruz-espada de São Tiago e, por esta razão, o time brasileiro recebeu uma bênção do Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom ‎Julián Barrio.

Na mensagem, o Arcebispo encomenda o clube “ao Patrocínio do Apóstolo São Tiago Maior e da Virgem Santa Maria”.

Dom Julián Barrio também “faz votos para que esta celebração seja uma magnífica ocasião para crescer no conhecimento e na devoção ao Apóstolo São Tiago Maior e fomentar em todos um maior conhecimento dos valores do Evangelho, contribuindo assim ao incremento da fé e do bem comum, algo tão necessário nos nossos dias, tanto para a vida individual como para o fomento da sociedade cristã”.

O novo uniforme do clube é chamado Centenarium, em referência aos 100 anos da equipe.

Conforme explica o próprio time de futebol, a cruz que foi incluída no uniforme “faz referência ao Fortim de São Tiago, a primeira fortaleza” da cidade, localizada em seu marco zero, na Barra do Ceará.

“A espada de Santiago representa Fé, honra e amor. Surgiu na Espanha, após a batalha del Clavijo. Por esta Conquista militar passou a ser o distintivo dos cavaleiros de Leão dedicados a defender os Peregrinos”, acrescenta o clube.

Confira também: