O arcebispo de Cascavel (PR), dom Adelar Baruffi, foi diagnosticado com meningite bacteriana e voltou a ser internado na semana passada, após ter passado por uma cirurgia para tirar um tumor no cérebro. Segundo a arquidiocese paranaense, a doença foi descoberta depois que o bispo começou a sentir dores no local da operação.

No dia 15 de novembro, dom Adelar passou por uma cirurgia, no Instituto de Neurologia de Curitiba (PR), para retirar um tumor do cérebro. O tumor tinha sido descoberto depois de o bispo sofrer um desmaio em 7 de novembro. Embora tenha recebido alta hospitalar em 19 de novembro, dom Adelar precisou permanecer em Curitiba, pois deveria realizar radioterapia.

Em comunicado publicado no sábado, 27 de novembro, a arquidiocese de Cascavel informou que dom Adelar precisou retornar ao médico durante a semana por sentir dores de cabeça e nas pernas e porque “fez-se necessária a drenagem de líquido resultante da cirurgia”.

No dia 25 de novembro, o médico disse que a causa das dores poderia ser algum ponto da cirurgia que tinha se rompido. “Colocou ataduras mais apertadas e levantou a hipótese de ter que refazer os pontos”. Entretanto, “devido a um aumento nas dores”, no dia 26, dom Adelar foi encaminhado novamente ao hospital e, após realização de tomografia, exames de sangue e punção lombar, foi “constatado que contraiu uma meningite bacteriana”.

Dias antes do novo diagnóstico, dom Adelar tinha enviado uma mensagem à arquidiocese de Cascavel. Ele disse que se colocava sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. “Sim, é um tempo de provações, de sofrimentos. Muitas perguntas afloram na mente quanto aos tratamentos e no que toca ao futuro. Coloco tudo nas mãos intercessoras da Mãe Aparecida, padroeira de nossa diocese”, afirmou no vídeo publicado em 24 de novembro.

Confira também: