O Arcebispo de Chittagong (Bangladesh), Dom Moisés M. Costa, está em estado grave com COVID-19 e os católicos do país se unem em oração por sua recuperação.

Dom Costa, 70 anos, é o primeiro caso conhecido entre os prelados de Bangladesh a testar positivo para o novo coronavírus.

Em 14 de junho, o Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Leonard C. Rebeiro, indicou em um comunicado que o Prelado está internado no hospital Square, em Daka, recebendo tratamento adequado.

"O Arcebispo de Chittagong, Moses M. Costa, foi internado no Hospital Square em estado grave, em 13 de junho", disse o sacerdote. "Pedimos suas orações pela rápida recuperação do Arcebispo Costa", acrescentou.

Segundo informa a Universidade Johns Hopkins, Bangladesh registrou mais de 94 mil casos confirmados de coronavírus e mais de mil mortes devido à doença.

Mais de 30 pessoas da comunidade cristã minoritária do país foram infectadas pelo vírus e cinco morreram nas últimas semanas.

Segundo os meios locais, apenas 0,4% da população de Bangladesh é cristã, em uma população de mais de 161 milhões de pessoas.

Através das redes sociais, cristãos de Bangladesh e do exterior expressaram sua preocupação com a saúde de Dom Costa e suas orações por sua rápida recuperação.

Em declarações à UCA News, uma autoridade de Chittagong disse que a Arquidiocese manteve medidas rigorosas para impedir a disseminação do coronavírus, ao ser a única que não abriu igrejas para liturgia pública.

“O Arcebispo Costa manteve medidas rigorosas de quarentena desde março, mas ficamos surpresos ao saber que foi infectado. Agora temos medo por nós mesmos, já que estivemos em contato com ele", afirmou.

O funcionário acrescentou que a Arquidiocese aconselhou todos os funcionários a permanecerem isolados em suas casas e a trabalharem em casa.

Chittagong foi uma das primeiras oito dioceses católicas em Bangladesh a emitir diretrizes sobre o avanço do coronavírus e fechar todas as igrejas para liturgia pública, antes que o país declarasse uma quarentena nacional de 26 de março a 31 de maio.

Para evitar uma crise econômica, Bangladesh aliviou as restrições e permitiu a reabertura de transportes públicos, empresas, escritórios públicos e privados a partir de 31 de maio, com certas condições, incluindo capacidade limitada e distanciamento social. Somente institutos de educação continuam fechados indefinidamente.

Confira também: