A Arquidiocese da Paraíba publicou nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, um vídeo no qual o Arcebispo, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, se pronuncia sobre recentes reportagens com acusações contra sacerdotes desta circunscrição eclesiástica e assegurou que “existe o procedimento canônico” a respeito de tais casos.

No último dia 20 de janeiro, o programa ‘Fantástico’, da Rede Globo de Televisão, exibiu uma reportagem na qual denuncia que a Arquidiocese da Paraíba foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de R$ 12 milhões por exploração sexual.

Entretanto, Dom Delson informou que “a Arquidiocese está fazendo a sua parte” no que diz respeito a tais casos.

Segundo o Prelado, a reportagem “trouxe novamente à tona questões difíceis da nossa Arquidiocese. Toda a Igreja, com muita tristeza, se vê envolvida nessa onda de denúncias e sente profundamente que padres estejam sendo denunciados nos meios de comunicação, atingindo o que temos de mais sagrado, que é a nossa fé”.

Quanto às acusações, o Arcebispo assinalou que “existe o procedimento canônico iniciado com a suspensão de ordem dos padres que foram investigados pelo Ministério Público Estadual, em processo já arquivado”.

“O procedimento canônico está em fase de conclusão pelo Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste 2” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que corresponde aos estados da Paraíba, de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Nesse sentido, indicou, “esperamos a conclusão dos pareceres dos juízes eclesiásticos para enviá-los à Congregação para a Doutrina da Fé, órgão do Vaticano responsável para tratar dessas matérias consideradas mais graves para a Igreja”.

Dom Delson sublinhou ainda que “toda nova denúncia obedecerá aos mesmos trâmites legais previstos na orientação da Igreja”.

“A Igreja na Paraíba não mede esforços, em comunhão com o Santo Padre o Papa Francisco, em colaborar com o Estado em todas as iniciativas necessárias para que a justiça seja feita. Se houver culpados, que sejam responsabilizados”, defendeu.

Por fim, expressou ainda repúdio a “todo e qualquer ato que atente contra a dignidade humana, sobretudo, quando se trata dos mais vulneráveis”.

“Meus irmãos, nós somos a Igreja e vamos juntos, confiando em Deus, superar esse momento triste da nossa história. Acreditamos na justiça e contamos com a oração de todos para que a verdade seja esclarecida”, completou.

Confira também: