O Arcebispo católico de rito Melquita na Galiléia, Dom Elías Chacour, assinalou esta sexta-feira que os cristãos árabes em território israelense e palestino se encontram completamente isolados e abandonados a raiz do conflito que afeta o norte do Israel, o Líbano e os territórios palestinos.

Em uma chamada de emergência à instituição “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS), Dom Chacour revelou que “toda a região da Galiléia está virtualmente paralisada: não há trabalho, não há circulação e as pessoas ficam em casa esperando que lhes chegue ajuda ou a que caia um míssil”, explicou o Arcebispo, que tem sob sua jurisdição aos cristãos árabes de Akka, Haifa, Nazaré e Galiléia.

O Arcebispo assinalou que nas diversas aldeias da região existe um número importante de cristãos árabes que se viram afetados especialmente pelos foguetes lançados pela guerrilha muçulmana Hezbollah do sul do Líbano.

“A maioria de nossos irmãos e irmãs judeus têm refúgios anti bombas, que não existem nas aldeias árabes, ou outros escapam a Tel Aviv, coisa que não é possível para nós os árabes”, explicou o Prelado.

Dom Chacour pediu a AIS ajuda para atender de emergência 30 famílias que se viram diretamente afetadas pela destruição de suas casas ou em sua saúde.

“Nunca imaginei que chegaria o dia em que deveria realizar este pedido de emergência, uma espécie de SOS para nós, os cristãos na Galiléia. Somente desejamos enxugar as lágrimas das crianças e dos pais nestes momentos difíceis”, disse finalmente o Prelado em seu pedido a AIS, que foi imediatamente atendido pela organização caridosa católica.