O Papa Francisco recebeu o Arcebispo de Santiago de Compostela, Espanha, dom Julián Barrio, e o presidente da Comunidade da Galícia, Alberto Núñez Feijoó, que agradeceram ao papa ter prolongado até 2022 o Ano Santo Compostelano. O encontro foi na manhã desta segunda-feira, 14, no Palácio Apostólico no Vaticano. O Arcebispo convidou o papa Francisco a visitar Compostela durante o ano jubilar. “Temos a esperança de que seja possível a vinda do papa Francisco a Santiago”, disse. São João Paulo II e Bento XVI visitaram o túmulo do apóstolo Santiago por ocasião do Ano Santo Compostelano respectivamente nos anos de 1982 e 2010.

O Ano Santo Compostelano foi instituído em 1122 pelo papa Calisto II e se celebra cada vez que o dia 25 de julho, festa do Apóstolo São Tiago, cai num domingo. Durante o Ano Santo, os peregrinos que visitem a basílica de Santiago de Compostela, onde fica o túmulo do apóstolo São Tiago Maior, podem lucrar uma indulgência plenária.  

Como o papa mandou prolongar o ano, por causa da pandemia de covid-19, é a primeira vez, desde o início da peregrinação e dos jubileus há quase 900 anos, que um Ano Santo Compostelano dura 2 anos.

Em declarações à rede espanhola COPE de rádio e televisão, Dom Barrio narrou seu pedido ao Santo Padre: “Santidade, ficaríamos contentes se fosse também como peregrino a Santiago e aí calçasse as sandálias da esperança, que são as que queremos colocar em todos os peregrinos que chegam a Santiago de Compostela”, disse o arcebispo.

Alberto Núñez Feijoó, presidente da Comunidade Autônoma da Galícia, que também participou do encontro com o Papa Francisco, disse “fazer o Caminho [de Santiago] é seguro”. Até o final do ano 2021 a região terá uma imunização "significativa" contra a covid-19, disse.

Para mais informações sobre o Ano Santo Compostelano: https://www.caminodesantiago.gal/gl/inicio

Confira também: