A organização International Christian Concern (Preocupação Internacional Cristã-icc) denunciou que 46 cristãos foram presos na Arábia Saudita.

Algumas fontes afirmam que a cifra poderia ser muito major e sustenta que são 100 os cristãos presos nas operações realizadas na última semana em toda a capital, no que parece ser a maior perseguição religiosa da última década, comandada pelas força policiais regulares e a polícia religiosa Muttawa.

A perseguição se iniciou como represália à profanação do Corán no centro de detenção Guantánamo Bay. Assim o confirmam os informes emitidos durante os últimos arrestos nos que as autoridades saudíes estiveram saqueando as casas dos cristãos a quem prendia além de destruir as bíblias que encontravam.

Uma destas detenções se produziu em 28 de maio, quando John Thomas, da Índia, foi tirado de seu centro de trabalho, levado a sua casa e golpeado diante de sua ama de chaves e seu filho de cinco anos. Além disso, a polícia Muttawa se levou a bíblia e todos os objetos religiosos da casa e encarcerou ao Thomas no Shemaissy Detention Center. A esposa do Thomas não soube nada do seu marido desde então.

Outros dos detidos são os cidadãos índios Valiakalail Samuel Daniel, Koil Pillai Vijaykumar, Mutham Plackal Mathai Thomas, Pathivadathil James George, George Matthew, Biju Thomas e Georgekutty Thomas. Tudas estas detenções foram realizadas logo depois da detenção do Samkutty Varghese quem tinha informação sobre os anteriores já que iam a sua casa para estudar a Bíblia.