Entrar de manhã cedo na Basílica de São Pedro era sempre ocasião de ver pequenos grupos de peregrinos reunidos com seus sacerdotes ou simplesmente bispos e sacerdotes sozinhos celebrando a Santa Missa nos altares laterais. Entretanto, após a instauração das novas regras para celebração das missas na Basílica o habitual murmúrio das orações em várias línguas nos túmulos dos santos foi substituído por um grande silêncio, tornando a Basílica mais parecida a um museu.

Foto: Courtney Mares

Fotos: Courtney Mares/CNA

Hoje, quem entrasse na basílica por volta das 8h e se depararia com um cena anteriormente rara, não havia nenhuma missa sendo celebrada nas capelas e altares.

A única missa oficial programada naquele momento ocorreu fora de vista, em uma capela interna, atrás de uma cortina. Apenas oito pessoas estavam presentes na missa oferecida em italiano por um único padre, sem nenhum canto.

Uma placa na porta da Basílica de São Pedro lista quatro missas diárias oficiais - todas em italiano - que ocorrem na basílica superior às 8h30.m., 10h, 11h, e 17h no mês de março. Um segurança disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que as missas também ocorreram em 22 de março às 7h na Capela do Coro e às 9h.m. no Altar da Cátedra.

Restrições em massa entram em vigor na Basílica de São Pedro em 22 de março de 2021 / Courtney Mares

A basílica parecia mais um museu silencioso onde a arte acima dos altares podia ser vista, mas os próprios altares eram deixados sem o uso para o qual foram talhados por mestres renascentistas.

Os seguranças conversaram e observaram os trabalhadores da manutenção subindo em uma grua acima da estátua de bronze do apóstolo São Pedro, o primeiro papa, a quem a basílica é dedicada.

Basílica de São Pedro em 22 de março de 2021, dia em que as restrições privadas de missa entraram em vigor / Courtney Mares

Até agora, os 45 altares e 11 capelas da Basílica de São Pedro têm sido usados todas as manhãs pelos padres para celebrar sua missa diária. Muitos deles são funcionários do Vaticano que começam o dia com a celebração.

Às 8:15 da .m. em 18 de março, quatro dias antes da supressão de missas particulares na basílica superior entrar em vigor, uma missa podia ser vista ocorrendo em quase todas as capelas da basílica superior e mais missas foram oferecidas abaixo nas criptas, em torno da escavação arqueológica do túmulo contendo as relíquias de São Pedro.

A restrição de missas privadas na parte superior da Basílica de São Pedro surgiu de forma inusual há 10 dias.

Uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano foi postada na porta da sacristia na Basílica de São Pedro no dia 12 deste mês. A carta não foi acompanhada por nenhum tipo de comunicação oficial do Vaticano. A carta foi expedida pela Primeira Seção da Secretaria de Estado, mas não foi assinada pelo seu responsável, Dom Edgar Peña Parra, ainda que suas iniciais constam no documento.

A carta da Secretaria de Estado contém outro elemento inusual. Ela não foi endereçada ao Cardeal Mauro Gambetti, o novo arcipreste da Basílica de São Pedro, nomeado pelo Papa Francisco em 20 de fevereiro, mas ao Arcebispo Mario Giordana, comissário extraordinário da Fábrica de São Pedro. A Fábrica de São Pedro, no entanto, só é encarregada da conservação e manutenção da Basílica, não da sua atividade litúrgica.

A divulgação da carta pela Primeira Seção da Secretaria de Estado também chamou a atenção, pois a primeira seção é uma espécie de órgão responsável pela direção e coordenação dos escritórios da Cúria Romana, mas não das celebrações litúrgicas.

Essas anomalias provocaram especulações de que a carta era falsa. Porém, dois funcionários do Vaticano que pediram anonimato confirmaram ao grupo ACI em 12 de março que o documento era real e suas diretrizes seriam aplicadas a partir de 22 de março, e assim foi.

A carta ressaltou que a Quaresma é um momento para focar na Palavra de Deus e na celebração da Eucaristia. Ele disse que as mudanças visavam garantir que "as Santas Missas na Basílica de São Pedro ocorram em um clima de lembrança e decência litúrgica".

Mais em

Sob as novas medidas, todos os padres poderão concelebrar nas missas oficiais programadas. As medidas também pedem que as massas tenham leitores e cantores.

No dia da festa de um santo cujas relíquias estão na basílica, como o altar no túmulo de São João Paulo II e outros tantos, uma das missas poderá ser celebrada no altar dedicado a esse santo.

Outra mudança: a missa oferecida na Forma Extraordinária do Rito Romano será limitada à Capela Clementina, na Gruta do Vaticano.

O Papa Francisco sempre disse que a fé católica não é uma coisa do passado, como um artefato em um museu, mas é mantida viva através de contínuos encontros pessoais com Cristo.

"Há sempre um perigo que pode diminuir a luz da fé, e essa é a tentação de reduzi-la a algo do passado, algo importante, mas pertencente a outra era, como se a fé fosse um belo livro iluminado a ser mantido em um museu", disse o papa em uma homilia em 25 de junho de 2016.

"Uma vez trancada nos arquivos da história, a fé perde seu poder de transformar, sua beleza viva, sua abertura positiva a todos", disse o papa.

"A fé, no entanto, nasce e renasce de um encontro que dá vida a Jesus, de experimentar como sua misericórdia ilumina cada situação em nossas vidas. Faríamos bem em renovar este encontro vivo com o Senhor todos os dias."

O motivo não foi exposto pelo Vaticano, mas segundo interpretações de especialistas, responde ao desejo de colcoar em prática a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II, que na sua Constituição sobre a liturgia anima que a missa tenha participação do público.

O Concílio, no entanto, jamais proibiu ou cancelou as celebrações sem o público nem a missa no rito de São Pio V (missa tridentina), apenas tornou este último a forma extraordinária de celebração, sendo aquela contida no missal promulgado por São Paulo VI, a que deveria ser utilizada de forma ordinária em toda a Igreja e não somente em latim, mas também nos idiomas locais de cada território.

Confira: