Ailyn nasceu em Cuba há 34 anos, seus pais não eram crentes, apenas uma tia distante era cristã. Então, Aylin lhe pediu alguns de seus livros religiosos para saciar a sede de Deus que estava em seu coração. Junto com sua tia, conheceu a devoção à Virgem sob a invocação da Virgem da Caridade do Cobre, a quem ainda hoje se confia.

Ailyn contou à arquidiocese de Madri, Espanha, que aos 14 anos começou a se preparar para receber o batismo. Mas, não conseguiu se batizar nem casar pela Igreja.

"Acho que foi tão difícil porque o que Deus havia escrito para mim é que eu fosse batizada na catedral e com o cardeal Osoro!", disse à arquidiocese. Ela foi uma das sete adultas que receberam o batismo na Vigília Pascal.

Embora o caminho tenha sido longo, ela conta que vê nele "a mão de Deus".

Tudo começou com a conversão da sogra de Ailyn. Ela aprendeu sobre a fé através de um de seus alunos de inglês, e começou a catequese no Oratório de Caballero de Gracia, que fica na Gran Vía de Madri. Algum tempo depois, Ailyn assistiu ao batismo da sogra e lá voltou à ideia de entrar na Igreja Católica

Ela também conheceu o padre Juan Moya, reitor do Oratório Caballero de Gracia, que se ofereceu para acompanhá-la em sua preparação.

Ailyn disse à arquidiocese de Madri que preparou com grande emoção o dia do seu batismo. Ela quis usar vestido e sapatos brancos. "Como uma menininha de primeira comunhão", disse. Para ela, receber os sacramentos de iniciação (batismo, crisma e eucaristia) na catedral e das mãos do cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri, foi um sonho realizado.

"Poder celebrar a Ressurreição de Cristo como fizemos esta noite é uma graça", disse.

Mas ter recebido o batismo era o que mais desejava: "Há tantos anos que o esperava... É como renascer aos 34 anos, é a entrada, é o primeiro". “Quando você é criança, você é batizado na fé de seus pais, mas como adulto é você quem decide”, disse. Por isso, destacou que “é uma alegria incomparável; era um desejo de muito tempo, custou muito”.

Além disso, junto com o marido, ela começará em breve o curso pré-matrimonial para poder se casar na Igreja.

A mãe de Ailyn, vendo o processo de conversão da filha, também encontrou Deus. "Ela diz que tudo começou por mim e o padre de sua igreja diz a ela que no final Deus sempre consegue nos alcançar, que você só precisa ter o coração aberto e deixá-lo entrar".

Confira também: