Em toda a Polônia, há 2.500 miniprocissões dos Reis Magos para celebrar a festa da Epifania. É o maior presépio de rua do mundo. No ano passado, 1,3 milhão de poloneses participaram dessas procissões. Como nos anos anteriores, o Papa Francisco saudou os participantes das procissões deste ano na Polônia.

A pandemia tornou necessário mudar a configuração do evento: foram organizadas principalmente miniprocissões de poucas pessoas e alguns dos eventos foram transferidos para a Internet.

Os organizadores também propuseram várias outras maneiras de celebrar a Epifania: procissões familiares, canções de Natal juntos nas igrejas e também um desafio de canções de natal nas redes sociais.

O lema da procissão dos Reis Magos deste ano foi "Demos graças ao Senhor", título da XIII canção de Jan Kochanowski, um dos poetas poloneses mais importantes do Renascimento.

O presidente do Patronato da Fundação Três Reis, Piotr Giertych, disse que o lema da procissão expressa a gratidão pois, há 10 anos, 6 de janeiro se tornou feriado na Polônia, como em muitos países europeus. “Também temos algo a agradecer depois deste ano difícil. 2020 foi um ano difícil para todos, mas também cheio de ideias, cheio de esperança, e justamente esperamos que a Procissão dos Reis Magos seja como uma estrela que brilha nas trevas, como o nascimento de Cristo”, acrescentou Piotr Giertych .

Devido à epidemia, as miniprocissões foram simbólicas. Em alguns lugares, os Reis Magos iam a cavalo de paróquia em paróquia. Em outros, foram organizados desfiles de automóveis. Em Varsóvia, a procissão, que atraiu 90 mil pessoas no ano passado, foi reduzida a 5 pessoas para cumprir as restrições sanitárias.

“Este ano, as procissões vão animar ainda mais as paróquias. A maioria das miniprocissões foi organizada após as Santas Missas, em forma de canções natalinas e uma marcha em grupos de 5 pessoas, de acordo com os requisitos sanitários ”, enfatizou Pe. Paweł Rytel-Andrianik, diretor do Gabinete de Comunicação Exterior da Conferência Episcopal Polonesa.

No ano passado, foram organizadas procissões coloridas com a participação de famílias multigeracionais em 900 cidades da Polônia. Também houve procissões em outros continentes: América, Ásia e África.

Neste ano, os organizadores das miniprocissões receberam 700 mil coroas, 350 mil boletins e 300 mil cancioneiros junto com a mesma quantidade de adesivos dos Reis Magos.

Outra proposta para a celebração do dia 6 de janeiro é o “Desafio das canções de Natal”. Os organizadores encorajam a publicar um vídeo de sua família cantando uma das canções selecionadas on-line antes de 2 de fevereiro. Em seguida, outras pessoas devem ser escolhidas para participar do desafio.

A primeira procissão pública dos Reis Magos foi organizada na Polônia em 2009; foi criada como uma continuação do jogo de Natal em uma das escolas de Varsóvia. A procissão cerimonial deriva da tradição autóctone de presépios e canções natalinas, mas também segue o modelo dos desfiles organizados na Espanha ou no México.

A procissão polonesa consiste em caminhar pelas ruas das cidades e vilas atrás da estrela de Belém. Os Reis Magos conduzem os participantes ao estábulo, onde todos se prostram diante de Jesus e da Sagrada Família. Ao longo do caminho, canções natalinas são cantadas, todos os participantes recebem um livro de canções e guirlandas de papel colorido.

O número de procissões organizadas e participantes cresce sistematicamente. O fato de 6 de janeiro ter se tornado feriado em 2011 ajudou. Desde 2012, as procissões são apoiadas por presidentes poloneses, começando pelo presidente Bronisław Komorowski, e o presidente Andrzej Duda e sua esposa participam de procissões em vários lugares da Polônia.

Em 12 anos, a procissão se desenvolveu tanto na Polônia que atualmente mais de um milhão de pessoas participam a cada ano. Os organizadores da procissão esperam que uma tradição semelhante comece também em outros países.

Confira também: