O papa Francisco ainda não tem viagens internacionais oficiais confirmadas, mas já manifestou interesse em visitar vários países em 2022. Aos 85 anos, no entanto, é improvável que o papa retome a agenda de viagens intensa que caracterizou seu papado antes da pandemia de covid-19.

Francisco já viajou para mais de 50 países em quase nove anos de pontificado. Só em 2019 ele visitou 11 países.

Depois que as medidas impostas contra a covid-19 impediram o papa de viajar por mais de, Francisco foi o primeiro papa a visitar o Iraque´, quando retomou as viagens internacionais em março de 2021. Seguiram-se viagens apostólicas à Grécia, Chipre, Eslováquia e Budapeste para o Congresso Eucarístico Internacional.

Ainda existem viagens planejadas para 2020 que foram canceladas e poderiam ser remarcadas para este ano.

O papa Francisco já disse querer visitar em algum momento de seu pontificado vários países.

Canadá

A Santa Sé anunciou no ano passado que o papa Francisco está disposto a visitar o Canadá como parte do "processo pastoral de reconciliação com os povos indígenas" dos bispos canadenses.

Essa possível viagem provavelmente ocorreria depois que o papa receber uma delegação de líderes indígenas do Canadá no Vaticano. A visita estava programada para dezembro de 2021, mas foi adiada para "a primeira oportunidade em 2022" devido ao medo da variante ômicron do coronavírus.

Papua Nova Guiné e Timor Leste

Em uma entrevista à Télam, agência nacional de notícias da Argentina, publicada em outubro passado, o papa Francisco disse que gostaria de ir a Papua-Nova Guiné e Timor Leste, viagens planejadas para o final de 2020 canceladas por causa da pandemia.

A viagem também poderia incluir uma visita à Indonésia. Fontes do Vaticano disseram à ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI, que poderia haver uma parada em Cingapura.

Ucrânia

Tanto o metropolita Sviatoslav Shevchuk, líder da Igreja Católica Grega Ucraniana, quanto o arcebispo de rito latino de Lviv, Mieczysław Mokrzycki, anunciaram que o papa lhes prometeu uma visita em 2022.

A viagem pode acontecer em maio. Shevchuk disse em dezembro que “isso ainda não foi anunciado, mas já estamos vivendo em antecipação e preparação”.

Líbano

Em seu vôo de volta do Iraque, o papa Francisco reafirmou seu desejo de visitar o Líbano. Poucos meses depois, uma autoridade da Santa Sé disse que o papa pretendia viajar ao Líbano assim que o país formasse um governo.

A formação de um governo libanês em setembro passado, após 13 meses de impasse político, abriu o caminho para uma possível visita papal. O papa se encontrou com o primeiro-ministro Najib Mikati, no dia 25 de novembro, mas nada sobre a viagem foi divulgado.

Hungria

O Papa Francisco disse reiteradamente que planeja voltar à Hungria depois que sua visita de apenas sete horas a Budapeste em 2021. A viagem apostólica à Hungria está prevista para setembro. O papa teria dito ao abade de do mosteiro de Pannonhalma que pretende visitar a abadia beneditina de mil anos.

A Hungria também poderia servir como território neutro para um encontro com o patriarca ortodoxo de Moscou Kirill.

Mais em

Cazaquistão

O Cazaquistão é outro país que poderia servir de local para o segundo encontro entre o papa Francisco e o patriarca Kirill. Já existe uma reunião inter-religiosa programada para 14 a 15 de setembro de 2022, o Congresso dos Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais, do qual Kirill deve participar, na capital do Cazaquistão, Nur-Sultan .

O embaixador do Cazaquistão junto à Santa Sé disse à EWTN em 2020 que havia “grandes esperanças” de que o Papa Francisco visitasse o Cazaquistão para participar do congresso inter-religioso.

Espanha

O papa poderia visitar Santiago de Compostela porque o local de peregrinação espanhola, ponto de chegada do Caminho de Santiago, celebra um Ano Santo ao longo de 2022. Bento XVI visitou Santiago de Compostela no último Ano Santo da cidade, em 2010.

O arcebispo Julián Barrio Barrio de Santiago de Compostela disse a jornalistas em dezembro que acredita que “o papa está interessado em vir a Santiago”.

Malta

A Santa Sé anunciou em fevereiro de 2020 que o papa visitaria Malta para a festa de Pentecostes, mas o país foi bloqueado popr medo da cvid-19 e a viagem foi cancelada. A visita pode ser remarcada para algum tempo depois da Páscoa.

Montenegro

Uma viagem papal a Montenegro também foi planejada para 2020 e cancelada. O vice-primeiro-ministro montenegrino, Dritan Abazović, viajou ao Vaticano e convidou novamente o papa a visitar Montenegro no final da audiência geral em 29 de dezembro.

República Democrática do Congo

O papa Francisco disse em uma entrevista publicada no ano passado que esperava visitar o Congo em 2022. Ele disse ao Télam em outubro: “No momento, tenho em mente duas viagens que ainda não comecei, e essas são o Congo e a Hungria.”

Esta seria a primeira visita do papa ao continente africano desde 2019. A viagem à RDC poderia ser uma escala da viagem ao Sudão do Sul, adiada várias vezes por questões de segurança.

Florença

A única viagem oficialmente confirmada para 2022 até agora é que o Papa Francisco vai à cidade italiana de Florença em 27 de fevereiro para falar em uma reunião de bispos e prefeitos da região do Mediterrâneo.

Dada a idade do papa e a situação de pandemia contínua, talvez haja mais viagens mais curtas como essa em 2022.

Confira também: