Um relatório do Centro Católico Multimedial (CCM) revela que, nos últimos dois meses, pelo menos 12 sacerdotes e uma religiosa mexicana morreram devido ao coronavírus no México. Ao longo da pandemia no México, o coronavírus já causou a morte de cinco bispos, 232 sacerdotes, seis religiosos, nove religiosas e 12 diáconos no país. A arquidiocese de Guadalajara foi a mais atingida pelas mortes de sacerdotes, com 25 padres mortos.

Em sua análise, o CCM afirma que não há “um relatório oficial de bispos vacinados” contra a covid-19 no México. Além disso, fala da “ausência de um censo por diocese e arquidiocese”, que permitiria “dar um panorama geral” sobre a situação “dos diáconos permanentes, presbíteros, bispos auxiliares e titulares, além de religiosas vacinadas”.

“Esse é um grande vazio diante da necessidade de certificar a existência de garantias que permitam um retorno seguro aos templos, bem como daqueles que são responsáveis de alguma comunidade”, afirma o CCM.

Segundo números oficiais do governo do México, até o dia 25 de julho, mais de 2,7 milhões de casos de covid-19 foram confirmados. O número de mortos chega a 238 mil. Estima-se que, no momento, haja 109 mil casos de pessoas infectadas no país.

Depois de ter 19 estados em alerta epidemiológico verde durante a primeira metade deste mês, apenas 3 estados no país se mantêm assim. O alerta verde indica a situação menos restritiva nas quatro etapas definidas pelas autoridades: vermelho, laranja, amarelo e verde.

O estado de Sinaloa está em alerta vermelho, enquanto outros 13 estão em laranja e 15 em amarelo.

Segundo a Secretaria de Saúde do México, em 24 de julho, mais de 23,9 milhões de pessoas receberam as doses completas da vacina contra a covid-19. A meta do governo é chegar ao número de 107 milhões de pessoas completamente vacinadas até dezembro deste ano.

Confira também: