No final de setembro, chegará às lojas o novo livro "Teologia e Prevenção: Estudo sobre os Abusos Sexuais na Igreja Latino-americana", esforço editorial do Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção do Menor (CEPROME) da Universidade Pontifícia do México, que conta com um prólogo do Papa Francisco.

Em diálogo com ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Pe. Daniel Portillo, diretor do CEPROME e editor do livro, destacou que o novo texto “não é apenas um tratado científico, mas de forma interdisciplinar visa abordar o complexo tema do abuso e da prevenção”.

“É também uma importante contribuição para a teologia da prevenção, ainda não suficientemente desenvolvida na Igreja Católica”, e que “é necessário abordá-la da melhor maneira”.

Em seu prólogo, o Papa Francisco destacou que “recebi com alegria e esperança o trabalho Teologia e Prevenção”, e agradeceu aos especialistas que contribuíram para o livro, que “a partir da teologia, nos convidam a aprofundar neste doloroso mal do abuso sexual ocorrido em nossa Igreja Católica”.

O Santo Padre indicou que “nestes últimos tempos eclesiais fomos desafiados a enfrentar este conflito, assumi-lo e sofrê-lo junto com as vítimas, suas famílias e toda a comunidade para encontrar caminhos que nos façam dizer: nunca mais à cultura do abuso”.

“Esta realidade nos exige trabalhar na conscientização, prevenção e promoção da cultura do cuidado e da proteção em nossas comunidades e na sociedade em geral, para que nenhuma pessoa veja a sua integridade e dignidade vulnerada e maltratada”, disse.

O Papa acrescentou que “lutar contra os abusos é propiciar e potencializar comunidade capazes de velar e anunciar que toda vida merece ser respeitada e valorizada; especialmente a dos mais indefesos que não contam com os recursos para fazer sentir a sua voz”.

Por sua vez, Pe. Portillo disse à ACI Prensa que “torna-se cada vez mais importante destacar a reflexão sobre a reparação, em particular, uma reparação que resulte de um modo mais integral, uma reparação que não seja considerada somente em um aspecto, mas que seja contemplada a partir de diferentes aspectos”.

No entanto, apesar do incentivo do Papa Francisco à luta contra os abusos, o diretor do CEPROME assinalou que ainda podem ser encontrados obstáculos ao longo do caminho.

“Um dos obstáculos mais fortes é a desarticulação. Também podemos entendê-lo como a desarmonia que existe nas diferentes instâncias que deveriam ser colaborativas ou que deveriam gerar um vínculo colegiado entre elas e estão desarticuladas”, explicou.

Esta falta de articulação, assinalou, afeta desde "as esferas do Vaticano às esferas mais concretas de nossos países".

Entre as contribuições que o novo livro propõe, Pe. Portillo destacou que “a 'desclericalização' também aparece como um antídoto para os abusos na Igreja”, pois “se faz uma análise sobre os modelos do sacerdócio que podem contribuir ao clericalismo ou ao abuso sexual. Sob esta pergunta isso vai sendo analisado”.

“Faz-se um convite ao discernimento moral, à transparência e à responsabilidade. E, finalmente, uma reflexão dos Padres da Igreja a partir da conversão”, indicou.

O sacerdote mexicano destacou que "por trás das letras de cada um dos artigos" que compõem o livro "estão rostos muito específicos de pessoas que sofreram abusos sexuais".

Além disso, o Pe. Portillo destacou que “a questão da prevenção não é um tema acabado, pelo contrário, acho que estamos no início”.

“Cada pessoa que vem até nós como vítima ou agressor, ou como vítima secundária, vai resultando totalmente em um aprendizado para nós. Vamos percebendo que cada pessoa vem com um rosto concreto, onde de repente não podemos dizer que já aprendemos tudo ou que sabemos tudo”.

Para o diretor do CEPROME, cada caso de abuso “representa um mundo particular das situações que cada uma das vítimas, cada um dos agressores está vivenciando. Não podemos presumir que sabemos tudo por termos feito ou resolvido uma série de casos, alguns casos, dez casos, vinte casos”.

“Acho que as pessoas que estão envolvidas com a questão da prevenção, do cuidado, da intervenção, estamos percebendo que não existe um modelo único, e que cada vez mais exige a preparação e a formação integral das pessoas que estamos envolvidos neles", disse.

"Teologia e prevenção: Estudo sobre os abusos sexuais na Igreja Latino-americana”, publicado pela editora Sal Terrae, estará disponível através de Amazon no final de setembro.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Mais em

Confira também: