No domingo, 18 de novembro, será celebrado o II Dia Mundial dos Pobres, com uma Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro e o Pontífice compartilhará um almoço com cerca de três mil pobres.

"Este pobre homem grita e o Senhor escuta" é o tema do II Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco no final do Jubileu da Misericórdia em 2016.

Segundo explicou o Papa durante o Ângelus no domingo, 11 de novembro, é “uma iniciativa de evangelização, oração e partilha” que busca incentivar “uma crescente atenção às necessidades dos últimos, dos marginalizados e dos famintos”.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização organiza e promove este evento nas dioceses de todo o mundo e impulsiona algumas iniciativas eclesiais em favor dos marginalizados.

No Vaticano será celebrada uma Missa no domingo, dia 18 de novembro, às 10h, na Basílica de São Pedro, onde são esperadas cerca de 6 mil pessoas pobres , voluntários e representantes de diversas instituições que trabalham a favor das pessoas mais necessitadas.

Almoço com o Papa

Do mesmo modo, a Santa Sé informou que o Papa convidou três mil pobres para participar do almoço organizado na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Esta será a segunda ocasião que o Papa Francisco fará a refeição junto com os pobres no Vaticano para "compartilhar com eles um momento informal" com simplicidade. O primeiro almoço foi realizado no ano passado.

Além disso, várias paróquias e realidades eclesiais presentes em Roma coordenarão outros almoços gratuitos para mais pessoas necessitadas.

De 12 a 18 de novembro, também estão oferecendo serviços de saúde gratuitos para as pessoas necessitadas.

Este ano, os serviços de saúde estão localizados dentro da Praça de São Pedro, onde as pessoas podem ser atendidas pelos clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, dermatologistas, oftalmologistas, laboratório clínico, entre outros.

Finalmente, o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização informou que no sábado, 17 de novembro, às 20h, será realizada na Basílica de São Lourenço Fora dos Muros uma vigília de oração pelas associações voluntárias que, "como verdadeiros obreiros de misericórdia, em silêncio e com discrição, oferecem um serviço constante por estas pessoas que vivem em diferentes formas de pobreza e de exclusão provocadas infelizmente pela sociedade atual".

Confira também: