A igreja de São Januário, em Nápoles, na Itália, fechada há 50 anos, reabriu suas portas no dia 6 de julho, redecorada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Calatrava, um dos mais requisitados arquitetos contemporâneos, é o responsável pelo projeto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, da estação de metrô reconstruída no local do ataque do 11 de setembro em Nova York.

O ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, agradeceu Calatrava pela restauração em que foi feita “uma experiência extraordinária ao misturar a arte contemporânea e o barroco de uma forma inédita”. “Durante muito tempo, achamos impossível a inserção da arte contemporânea no patrimônio cultural e histórico da Itália”, disse.

A igreja foi construída em 1745 pelo arquiteto Ferdinando Sanfelice, a pedido de Carlo di Bordone. Calatrava se disse honrado pela oportunidade de “dar uma nova vida a esta capela”.

Os trabalhos de restauração também abrangeram os órgãos e os sinos no interior da igreja. Eles também fazem parte da exposição “Santiago Calatrava. À luz de Nápoles”, que terminará em 22 de agosto de 2021.

Confira também: