O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, anunciou hoje que na quinta-feira, 13 de setembro, o Papa Francisco receberá a presidência da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), no contexto do escândalo devido aos abusos cometidos por membros do clero nos últimos 70 anos e o caso do ex-cardeal Theodore McCarrick.

“No próximo dia 13 de setembro de 2018, o Santo Padre receberá no Palácio Apostólico o cardeal Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston, Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos junto com o Cardeal Sean Patrick O'Malley,  Presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores”.

“Eles serão acompanhados por Dom José Horacio Gomez, vice-presidente da mesma Conferência Episcopal, e Arcebispo de Los Angeles, e o secretário geral do órgão, Dom Brian Bransfield”, anunciou Burke em um comunicado divulgado em 11 de setembro.

A reunião, anunciada para 12h (hora local), ocorrerá logo depois da publicação de uma carta do ex-núncio apostólico em Washington D.C. (Estados Unidos) Dom Carlo Maria Viganò, que acusou o Papa Francisco e outros membros da hierarquia da Igreja de encobrir as acusações de abuso sexual contra o ex-cardeal Theodore McCarrick.

O ex-núncio nos Estados Unidos pediu a renúncia do Papa Francisco, assim como de todos os bispos envolvidos no encobrimento dos abusos de McCarrick.

No último dia 20 de junho, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, por ordem do Papa Francisco, proibiu o ex-cardeal McCarrick de exercer o ministério público depois que uma investigação da Arquidiocese de Nova York concluiu que a acusação de abuso sexual de menores era "crível e fundamentada".

No mesmo dia, o público ficou sabendo que a Arquidiocese de Newark e a Diocese de Metuchen, em Nova Jersey, tinham recebido três acusações de má conduta sexual contra McCarrick envolvendo adultos.

Desde então, relatos da mídia sobre vítimas do abuso incluem um adolescente, três jovens padres ou seminaristas e um homem de 60 anos que alega que McCarrick abusou dele quando este tinha 11 anos.

Posteriormente, o Papa aceitou a renúncia de McCarrick do Colégio dos Cardeais.

Por outro lado, no último dia 9 de setembro, no final de sua assembleia plenária, a Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores anunciou vários projetos para a prevenção de abusos sexuais de menores em todo o mundo.

Em uma entrevista concedida ao Vatican News, o presidente da Pontifícia Comissão para a Tudela de Menores, Cardeal Sean Patrick O'Malley, sublinhou que “certamente, os eventos recentes na Igreja focalizaram a atenção de todos nós acerca da urgente necessidade de uma resposta clara por parte da Igreja sobre os abusos sexuais a menores”.

O Purpurado assegurou que uma de suas maiores responsabilidades "é formar expoentes da Igreja" e, até agora, o trabalho teve muito êxito.

“Esta semana os membros da nossa Comissão encontrarão os expoentes da Conferência Episcopal Italiana e a Congregação para a Doutrina da Fé”, sublinhou o Cardeal O’Malley.

Confira também: