A Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, no litoral sul de São Paulo, dará início no dia 5 de fevereiro ao Ano Jubilar Extraordinário em comemoração pelos 375 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus. A celebração será presidida pelo bispo de Registro (SP), dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, que fará a abertura da Porta Santa. Durante o Ano Jubilar, os fiéis poderão lucrar a indulgência plenária.

Segundo a tradição, a imagem do Senhor Bom Jesus embarcou em Portugal rumo ao Brasil no final de 1646. Ao se aproximar da costa nordestina brasileira, o navio foi atacado por holandeses que ocupavam Pernambuco. Com medo de que seus objetos religiosos fossem profanados, os portugueses lançaram a imagem ao mar, em uma caixa de madeira e com azeite.

Nove meses depois, índios seguiam para a vila de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ao passarem pela Praia do Una, avistaram um vulto do mar e, ao pegar a caixa e levá-la para a areia, se depararam com a imagem de Bom Jesus. Colocaram-na de pé, voltada para o nascer-do-sol e seguiram viagem. Ao retornar, perceberam que a imagem estava voltada para o pôr-do-sol, sem qualquer vestígio de que alguém a tivesse movido.

Foram, então, para Iguape e contaram o que tinham visto e a notícia logo de espalhou. Um grupo de pessoas foi ao local onde a imagem estava. Decidiram levá-la para a Vila de Itanhaém, tendo em vista seu desenvolvimento. Mas, ao tentar movê-la, a imagem ficava pesada e era praticamente impossível tirá-la do lugar. Quando tentavam movê-la em direção a Iguape, a imagem ficava leve. Assim, entenderam que o Senhor Bom Jesus desejava ficar em Iguape.

Em 2 de novembro de 1647, a imagem do Senhor Bom Jesus foi entronizada na antiga matriz de Nossa Senhora das Neves. Desde então, passou a atrair um grande número de fiéis em peregrinação.

Em 1787, foi iniciada a construção da nova igreja matriz de Nossa Senhora das Neves e,em 29 de novembro de 1962, ao comemorar 315 anos do encontro da imagem, o papa são João XXIII concedeu à igreja o título de Basílica Menor do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Ano jubilar pelos 375 anos do encontro da imagem

O Ano Jubilar na Basílica do Senhor Bom Jesus que será aberto no próximo dia 5 de fevereiro seguirá até o dia 6 de janeiro de 2023. Ao solicitar à Santa Sé os privilégios de um ano jubilar extraordinário, o bispo de Registro manifestou o desejo de “promover a renovação espiritual dos fiéis e incrementar sua vida na graça”.

Decreto de 10 de janeiro de 2022, assinado pelo cardeal Mauro Piacenza, penitenciário-mor da Santa Sé, estabelece que os fiéis poderão lucrar a indulgência plenária ao ir à basílica e cumprir as condições habituais, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do papa. Determina ainda que as pessoas doentes e impossibilitadas de participar fisicamente poderão lucrar a indulgência ao acompanhar as celebrações litúrgicas através dos meios de comunicação social, oferecendo seus sofrimentos ao Senhor ou realizando obras de misericórdia corporais e espirituais.

Durante todo o Ano Jubilar estão previstas atividades para acolhida de peregrinações. Entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, haverá a novena e festa do Senhor Bom Jesus, com a participação de bispos de diversas dioceses do Brasil.

Segundo o santuário, para peregrinações de ônibus ou vans, é necessário o cadastramento prévio no site da prefeitura municipal de Iguape.

Confira também: