O arcebispo Philip Anyolo é o novo titular da arquidiocese de Nairóbi, no Quênia, e o padre Estevão Binga é bispo-auxiliar de Benguela, em Angola. As nomeações de monsenhor Estêvão Binga e de dom Philip Anyolo pelo papa Francisco foram publicadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé ontem, 3 de novembro.

A instalação de dom Anyolo foi agendada para o sábado, 20 de novembro e espera-se que o evento seja realizado no pátio St. Mary's Msongari, o local que recebeu o papa Francisco em novembro de 2015 durante seu encontro com Religiosos e Clérigos, por ocasião de sua visita apostólica ao Quênia.

A arquidiocese da capital do Quênia estava vacante desde janeiro, depois que o Cardeal John Njue se aposentou aos 77 anos de idade. O direito canônico estabelece que os bispos devem renunciar ao cargo ao atingirem a idade de 75 anos.

Uma vez instalado, o arcebispo de 65 anos de idade que hoje está à frente da arquidiocese de Kisumu, será o quinto arcebispo de Nairobi. Arquidiocese abrange uma área de 3,3 mil km2 e 3,8 ilhões de fiéis católicos.

Nascido na arquidiocese de Lubango, Angola, em setembro de 1966, o agora bispo-eleito Estêvão Binga foi ordenado padre na diocese de Benguela em abril de 1996.

Antes de sua ordenação sacerdotal frequentou o Seminário Bom Pastor e o Seminário Cristo Rei na diocese de Huambo para seus estudos de Filosofia e Teologia, respectivamente.

Ele é bacharel, licenciado e doutor em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia do Norte de Espanha.

Como sacerdote, monsenhor Binga serviu em várias funções no Seminário diocesano Diocese de Benguela, foi colaborador na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e Presidente da Comissão Diocesana de Estudos e professor em várias instituições católicas de ensino superior.

Uma vez ordenado, o bispo-eleito deverá ajudar dom António Francisco Jaca a governar a diocese de 40,6 mil km2 que faz parte da sé metropolitana de Huambo.

A diocese angolana foi criada em junho de 1970 e tem uma população de 1,86 milhão de católicos, segundo o site Catholic Hyerarchy.

Confira também: