O lançamento de uma edição limitada de um tênis All Star Converse com símbolos satânicos causou uma onda de reclamações nas redes sociais. No final de julho, a marca lançou os tênis Converse x DRKSHDW, desenhados por Rick Owens.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Converse (@converse)

A publicidade do novo de tênis mostra modelos carecas com a cabeça pintada de branco, lábios e olhos pintados de preto e roupa justa. Em uma das imagens da campanha, o casal de modelos faz um movimento formando um pentagrama invertido, símbolo associado ao satanismo e à bruxaria.

Em publicação da Converse no Instagram, no dia 25 de julho, com uma foto do casal de modelos formando o pentagrama invertido e girando constantemente, Owen explica: “Uso esse pentagrama há muito tempo porque, obviamente, ela tem associações ocultistas adolescentes. Mas eu gosto de diagramas geométricos como esse porque, de uma forma muito primitiva, eles são a compreensão de uma cultura para o controle. E uma maneira de organizar pensamentos e sistemas".

"E um pentagrama, atualmente e com todas as suas associações... Eu gosto do fato de que se refere a um sistema alternativo. E isso sugere abertura e empatia. Sugere a busca do prazer, a busca da sensação”, afirmou.

Owen conclui, afirmando: “uma das principais coisas que eu acho que sugere é a empatia e uma consideração de sistemas de vida que podem não ser padrão. Isso nos leva a aceitar mais e a ser mais tolerantes com outros sistemas, o que eu acho que é uma coisa boa”.

Um porta-voz da Nike, que é a proprietária da Converse, disse à página Snopes, através de um e-mail, que o novo modelo de tênis “incorpora o desenho do logotipo do pentagrama DRKSHDW, que tem sido usado em sua linha por muitos anos”.

“O pentagrama, que tem muitas e diferentes associações, não é de modo algum um comentário da Converse sobre religião, nem substitui o logotipo icônico ´All Star` em nossos calçados”, acrescentou.

O pentagrama é um símbolo histórico usado em muitos contextos, incluindo os maçons, bandeiras nacionais como as do Marrocos ou Etiópia, e em práticas de ocultismo como a Wicca.

Snopes reconhece que “um pentagrama com uma caveira de cabra é usado como símbolo pelo Templo Satânico, mas esse grupo não adora literalmente Satanás ou alguma outra divindade, e é formado por ateus que defendem o pluralismo”.

O Templo Satânico (Satanic Temple) ficou conhecido nos últimos anos por organizar, nos Estados Unidos, “missas negras” onde se profanava a Eucaristia.

Em declarações à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, o sacerdote exorcista Vincent Lampert opinou sobre o novo tênis da Converse e disse que “o perigo com este tipo de coisas é que criam uma fascinação com o mal”.

“Podemos achar que aqui só há entretenimento, mas o demônio pode usar o interesse em coisas associadas com o oculto como uma porta de entrada à vida das pessoas”, alertou o exorcista.

A publicação da Converse de 25 de julho no Instagram tem vários comentários, como o de um usuário que diz “Adeus, Converse” e que recebeu mais de 20 mil curtidas. Outro comentário diz: “Sou muito cristão para isso”, e recebeu mais de 15 mil curtidas.

Outro internauta escreveu: “Esta, definitivamente, não é uma declaração de moda. Esta é apenas outra forma pela qual o demônio se promove, embora as pessoas não percebam. É hora de buscar Jesus Cristo. Rezo por todas as pessoas que já não têm olhos para ver nem ouvidos para ouvir”. O comentário tem mais de 7 curtidas.

Em comentário à publicação da Converse de 22 de julho, no Instagram, sobre os novos tênis, Tabitha Jane pergunta: “Satanás virou o dono desta conta? Eu não vou comprar mais esta marca”. O comentário tem mais de 6 mil curtidas.

O usuário Kevin Thom escreveu: “Converse, obrigado por se ´converter` para as massas e mostrar que você realmente serve o deus da cultura, e seu nome é Satanás”. O comentário tem mais de 3 mil curtidas.

Virginia Aabram escreveu um artigo para o National Catholic Register, no qual afirma que “parece que o demônio se cansou de convencer o mundo de que não existe e decidiu se mostrar abertamente, com a ajuda de uma das maiores marcas nos Estados Unidos, razão pela qual as pessoas estão jogando fora seus tênis (...) e colocando o demônio em seu devido lugar”.

Confira também:

Mais em