O Bispo de Faisalabad (Paquistão), Dom Indrias Rehmat, indicou que o Governo anunciou a reabertura das igrejas na cidade de Punjab, observando que os fiéis devem respeitar as medidas de segurança para evitar o contágio de coronavírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente o Paquistão tem mais de 48 mil infectados com COVID-19 e mais de mil mortes pelo vírus.

Em declarações à agência vaticana Fides, o Prelado indicou que estão muito felizes com o anúncio feito pelo Governo, mas que precisam de tempo para preparar as medidas para evitar o contágio entre os participantes da Missa.

"Precisamos educar e conscientizar os fiéis sobre os procedimentos a serem observados", afirmou.

Dom Rehmat acrescentou que os prelados permitiram que trinta pessoas participassem da celebração da Santa Missa na catedral assim que souberam da decisão do Governo. No entanto, sabem que existem medidas que devem ser respeitadas e que devem "continuar sendo cautelosos, porque não queremos que a assembleia na igreja seja a causa da propagação do vírus".

"Nosso povo está esperando há quase dois meses para participar novamente da Santa Missa e agora se alegram porque podem receber a Eucaristia novamente", assinalou.

Dom Rehmat acrescentou que estão aguardando uma notificação por escrito do governo e indicou que “no próximo domingo, poderemos celebrar duas missas, cada uma com 40 a 50 pessoas na assembleia. Há uma grande alegria entre as pessoas".

Da mesma forma, o secretário executivo da Comissão de Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Católica do Paquistão, Pe. Qaisar Feroz, assinalou à Agência Fides que a reabertura será realizada de acordo com a declaração oficial do governo, mas que estão contentes com as notícia.

"Estamos contentes, mas precisamos da colaboração de todos para respeitar os protocolos de segurança e evitar qualquer infecção", assinalou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: