A agência Fides, da Obra Pontifícia para a Propagação da Fé, cumpriu 85 de serviço "informando sobre as missões ao povo de Deus através da imprensa, com o fim de suscitar a cooperação missionária através das vocações, da comunhão espiritual e dos meios materiais".

Tal como indicou a agência, este foi o motivo que impulsionou a Obra Pontifícia para a Propagação da Fé, na Assembleia do seu Conselho Supremo (abril de 1927), a fundar a Fides.

"Fides começou sua atividade no mesmo ano, imediatamente depois da festa de São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões, que foi um dos maiores protagonistas da informação missionária", recordou em uma nota difundida ontem.

A agência recordou que "às primeiras edições em inglês, francês e polonês (este último por um breve período), seguiram as em italiano (1929), espanhol (1930) e alemão (1932). Com a chegada da Internet, que substituiu a imprensa escrita, incorporaram-se as edições em chinês (1998), português (2002) e árabe (2008)".

Em sua nota recordou as palavras do Relator Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, Cardeal Donald William Wuerl, quando no seu "Relatório depois da discussão", afirmou que "muitos padres falaram da importância dos meios de comunicação social, em particular dos novos meios eletrônicos, quando a Igreja se compromete em seu ministério de proclamar a Boa Nova".

Este comentário, indicou, "reafirma a validez e o compromisso da Agência Fides na missão Ad Gentes e na nova evangelização no terceiro milênio".