O escritor residente no Benedictine College de Atchison (EUA), Tom Hoopes, encorajou a seguir o exemplo de São José no tempo do Advento e a esforçar-se por imitar as suas virtudes para “preparar os nossos corações para o Natal”.

Em uma coluna publicada no National Catholic Register, Hoopes assinalou que os membros da Sagrada Família dão exemplos de como os lares católicos devem viver e destacou três importantes virtudes de São José que podem nos ajudar a nos preparar para o nascimento de Cristo.

1.- O sacrifício de São José por Nossa Senhora

Hoopes assinalou que São José era um homem justo e, como tal, ao saber da gravidez de Nossa Senhora, decidiu rejeitá-la "em silêncio".

“Um judeu justo, ao encontrar a sua noiva grávida, tem um caminho. Segundo a Lei, deveria denunciá-la por adultério”, indicou.

O escritor destacou que como José rejeitou Maria “silenciosamente”, “as pessoas falariam” e “assumiriam o pior: José engravidou Maria e depois a deixou”.

"José estava disposto a ficar mal para salvar Maria", acrescentou.

Hoopes assinalou que, seguindo o exemplo deste grande santo, devemos abraçar "o que há de melhor em nossos familiares" e destacou que essa confiança pode "ajudar a transformar nossos seres queridos e a nós mesmos".

"Ver o que há de melhor nos demais e sacrificar-se pelas coisas boas e nobres que há neles”, assinalou.

2.- São José velou pela Sagrada Família

O autor indicou que São José cuidou abnegadamente da Sagrada Família e se tornou “um guardião para todos nós”.

“Assim como São José cuidou de Maria com amor e se dedicou amorosamente à educação de Jesus Cristo, você também zela e protege a vida do Corpo Místico de Cristo, ou seja, a Igreja”, assinalou, citando as palavras de São João Paulo II.

Hoopes indicou que é necessário cuidar dos filhos, familiares e amigos da mesma forma que São José fazia.

3.- São José conhecia as escrituras

“José conhecia as suas escrituras, provavelmente porque as leu e meditou nelas. E era 'um praticante da palavra e não apenas um ouvinte'", indicou o autor.

Hoopes destacou que, como este grande santo, os fiéis devem ler e acreditar nas escrituras, para vivê-las no dia a dia.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em