Pela primeira vez, a Espanha contará com um panteão para os não nascidos. Segundo informações da Arquidiocese de Valência (Espanha), o panteão será abençoado neste dia 1º de novembro, festa de Todos os Santos, no cemitério paroquial da cidade de Torrent, conforme anunciou a Associação Torrent Sim à Vida, promotora da iniciativa.

O panteão conta com uma imagem da Virgem dos Desamparados, padroeira de Valência, uma figura de um anjo e espaços na base para possíveis enterros. Como explicaram, com esta iniciativa, pretendem "reconhecer a dignidade humana a partir do momento da fecundação".

Amparo Baviera, presidente de Torrent Sim à Vida, explicou que o panteão tem dois espaços em sua base para “acolher embriões e fetos, crianças que não terminaram o processo de gestação por diferentes razões: aborto espontâneo, natural, provocado".

Também enfatizou que "este monumento contribui para reconhecer a dignidade da pessoa humana desde o momento da fecundação, pois, desde então, há um novo ser humano no ventre materno".

O objetivo deste panteão é que "os pais e familiares desses bebês que não chegaram a nascer tenham um lugar para enterrá-los e também ajudá-los em seu processo de luto, o que não é fácil".

Segundo explicam, o novo panteão está localizado aos pés de uma imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, padroeira de Valência, e na cúspide está a figura de um anjinho "como símbolo da inocência e pureza desses nascituros".

“Atualmente, muitas das crianças abortadas são consideradas, em muitos casos, resíduos médicos, acabando no lixo ou na indústria cosmética. Com esta iniciativa, pretendemos ajudar a vitória da cultura da vida sobre a cultura da morte”, afirmou.

Confira também: