A Santa Sé publicou nesta quinta-feira o programa da viagem que o Papa Francisco realizará em 21 de setembro à Albânia, onde terá encontros com as autoridades e a Igreja local.

No último dia 15 de junho o Santo Padre anunciou esta viagem, com a qual “desejo confirmar na fé à Igreja na Albânia e testemunhar o meu alento a um país que sofreu muito tempo por causa das ideologias do passado".

Segundo o programa, o Papa sairá às 7h30 do aeroporto de Fiumicino, em Roma, e será acolhido oficialmente no Aeroporto Internacional “Madre Teresa” de Tirana (Albânia), às 9h, pelo primeiro-ministro, Edi Rama. Depois irá ao Palácio Presidencial para realizar uma visita de cortesia ao presidente da Albânia, Bujar Nishani, e depois terá um encontro com as autoridades do país.

Às 11h, Francisco celebrará a Missa e rezará o ângelus dominical na Praça Madre Teresa. De lá irá para a Nunciatura Apostólica para almoçar com os bispos albaneses e os membros da comitiva papal.

Depois, às 16h, pronunciará um discurso aos líderes de outras religiões e denominações cristãs na Universidade Católica Nossa Senhora do Bom Conselho. Às 17h celebrará as vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e membros dos movimentos leigos albaneses na catedral de Tirana. Continuando, às 18h30, visitará as crianças do Centro Betânia e também diversas pessoas procedentes de outros centros caritativos da Albânia.

Finalmente, às 19h45 o Papa se despedirá da Albânia e voltará para Roma às 20h, chegando ao aeroporto de Ciampino às 21h30.