A pedido do Papa Francisco, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, esclareceu nesta sexta-feira as declarações do Pontífice sobre os matrimônios nulos, expressos ontem, 16 de junho, durante o Congresso da Diocese de Roma, na Basílica de São João de Latrão.

Em declarações difundidas pelo blog ‘IL Sismografo’, o porta-voz vaticano assinalou que “fizeram-me uma pergunta a respeito da fala do Papa no Congresso da Diocese de Roma”.

“Depois da terceira pergunta –feita por um leigo–, o Papa, na resposta dada ‘de maneira improvisada’ sobre a ‘cultura do provisório’, disse verbalmente: ‘por isso uma grande maioria de nossos matrimônios sacramentais é nula’ (assim aparece na gravação), enquanto que o texto da Sala de Imprensa de hoje assinala: ‘uma parte de nossos matrimônios sacramentais é nula’”, indicou.

“Por que ocorreu esta mudança? É uma manipulação do que disse o Papa? ”, disse o Pe. Lombardi.

“A resposta é que –explicou–, quando o Papa fala ‘de maneira improvisada’, espontaneamente, o texto transcrito sempre precisa passar por uma revisão do responsável pelo cuidado dos textos do Papa, para verificar a linguagem ou eventuais inexatidões ou pontos específicos que seria justo precisar. Quando são tocados temas de uma certa relevância, o texto revisado é sempre submetido ao próprio Papa”.

Nesse sentido, “isto é o que aconteceu neste caso, portanto, o texto publicado foi aprovado expressamente pelo Papa”.

Confira também: