O Vaticano colocou o carro da Esmolaria Apostólica a disposição das pessoas sem-teto que dormem nas imediações da Praça de São Pedro para leva-los aos refúgios durante a onda de intenso frio que afeta Roma e toda a Itália há vários dias.

A esmolaria Apostólica da Santa Sé, a pedido do Papa Francisco, tomou medidas extraordinárias para essas pessoas sem lar.

O santo Padre disponibilizou dormitórios abertos 24 horas para os que carecem de um local para dormir. Além disso, para os que não querem ir para os dormitórios, foram entregues sacos especiais para dormir na rua com as baixas temperaturas que, na cidade de Roma, chegaram a registrar vários graus abaixo de zero.

Estes sacos podem resistir a até 20 graus abaixo de zero. O frio é de tanta intensidade que muitas fontes romanas ficaram completamente congeladas.

Inúmeras organizações e institutos religiosos católicos estão tomando medidas para ajudar as pessoas sem-teto durante esta emergência pelo frio que afeta Roma. Assim, por exemplo, a Comunidade de Santo Egídio estar doando cobertores, roupas e alimentos.

Essas medidas se somam a outras tomadas pelas autoridades civis italianas. Várias estações de metrô romanas permanecem abertas todas as noites durantes esses dias, para que as pessoas sem abrigo possam dormir em seu interior.

Além disso, patrulhas da Defesa Civil percorrem permanentemente as ruas, ajudando as pessoas que dormem nos portais ou junto a caixas eletrônicos dos bancos.

A onda de frio polar, que há vários dias afeta diversos países de toda a Europa, provocou 8 mortes na Itália, a maioria pessoas sem-teto entre 46 e 66 anos.

Durante a oração do ângelus de domingo, o Papa Francisco pediu que se reze pelas pessoas que nesses dias dormem na rua: “Nestes dias de muito frio, penso, e convido vocês todos também a pensarem, em todas as pessoas que moram nas ruas, que estão sendo atingidas pelo frio e, muitas vezes também, atingidas pela indiferença”.

“Infelizmente, alguns deles morreram. Vamos rezar por eles e pedir ao Senhor que aqueça os nossos corações, para que possamos ajudá-los”, exortou.

Confira também: