A “misericórdia e a compaixão” é o tema da visita do Papa Francisco às Filipinas, que ocorrerá principalmente para consolar os filipinos que sofreram a devastação do tufão Haiyan em novembro de 2013 e do terremoto ocorrido um mês antes na região de Visayas.

As palavras do tema fazem referência à passagem na qual Jesus, depois de “ver as pessoas, sentiu compaixão delas porque estavam desamparadas e desanimadas, como ovelhas sem pastor”.

Uma publicação no site da visita do Papa às Filipinas assinala que a mensagem do Pontífice desafia a “imitar Cristo, Bom Pastor, que é a misericórdia e a compaixão”.

Do mesmo modo faz referência a uma passagem da Evangelii Gaudium, quando o Papa diz:

“A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho”.

Neste sentido, o Presidente da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas, Dom Sócrates Villegas, disse que “nosso pastor compassivo deve mostrar a sua profunda preocupação pelo nosso povo que passou por calamidades devastadoras, especialmente em Visayas”.

“Ele vem para confirmar-nos na fé para enfrentar os desafios de sermos testemunha da alegria do Evangelho em meio das nossas provações. Esta é uma maneira eloquente de mostrar misericórdia e compaixão”, acrescentou o Prelado.

Por último, convida os filipinos a voltar a aprender e viver os atos espirituais e corporais de misericórdia. Assim como a frequentar o sacramento da reconciliação.

“Façamos da misericórdia a nossa identidade nacional. A confiança na misericórdia de Deus é parte integrante da nossa cultura filipina tradicional cristã. Façamos que a prática da misericórdia seja nosso presente ao Papa quando vier para visitar-nos”, disse o presidente dos bispos filipinos.

Maiores informações em: http://papalvisit.ph/the-theme-mercy-and-compassion/