Os cristãos da planície de Nínive, no Iraque, conseguiram reconstruir uma creche e outras instalações destruídas por terroristas do Estado Islâmico, graças ao leilão de uma Lamborghini personalizada que foi doada ao Papa Francisco em 2017.

Em novembro de 2017, o Papa recebeu uma Lamborghini Huracán branca, enfeitada com listras douradas no capô, como doação dos executivos da empresa fabricante de carros esportivos.

Depois de abençoar e assinar o automóvel de luxo, o Vaticano o leiloou seis meses depois através da Sotheby's, em Londres, por 950 mil dólares. Parte desse dinheiro foi usada para ajudar na reconstrução da planície de Nínive.

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) recebeu 200 mil euros, cerca de 240 mil dólares, que utilizou para completar dois projetos no Iraque. Alessandro Monteduro, diretor da fundação na Itália, expressou sua alegria de que os projetos já estejam prontos para a visita do Papa ao Iraque.

Com esses recursos, a fundação reconstruiu uma creche, com capacidade para 70 crianças, e um salão multiuso em uma igreja católica dedicada à Virgem Maria.

"Com os dois projetos descritos, Ajuda à Igreja que Sofre quis honrar a doação do Santo Padre colocando-se concretamente junto aos cristãos atacados pelo ISIS, e se alegra por terem sido concluídos a tempo da histórica visita do próprio Papa Francisco ao Iraque”, disse Monteduro.

Ambos os projetos de reconstrução foram realizados em Bashiqa, uma cidade localizada a nordeste de Mosul. O Bispo de Mosul, Dom Yohanna Boutros Mouche, disse que esperava que a infraestrutura reconstruída ajude as famílias deslocadas a retornar à região.

“Estamos muito satisfeitos por ter terminado o trabalho no jardim de infância de Nossa Senhora. Afinal ele ajudará e encorajará nossos filhos a retornarem a Bashiqa e retomar sua educação”, disse o Prelado à ACN.

Ajuda à Igreja que Sofre informou que pouco mais de 45% das famílias que originalmente viviam na Planície de Nínive e foram expulsas pelo Estado Islâmico voltaram para suas casas em janeiro de 2021.

O Papa Francisco decidiu doar a outra parte do dinheiro obtido no leilão da Lamborghini para ajudar as vítimas de tráfico de pessoas através da Comunidade Papa João XXIII, bem como para ajudar a financiar o trabalho humanitário na África por meio do consórcio de trabalhadores médicos GICAM e a Organização Amigos da África Central.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: