Brian Bergkamp, o seminarista do Kansas (Estados Unidos), que morreu afogado depois de resgatar uma mulher no rio Arkansas, é recordado com homenagens no “muro dos heróis” do Seminário Concepción (Missouri), onde realizou seus primeiros estudos em teologia.

"Apesar de Brian salvar esta mulher, as águas o cobriram e ele foi arrastado pela forte correnteza. O seu corpo foi encontrado duas semanas depois da sua morte. Durante sua vida, especialmente naquele momento, foi um verdadeiro amigo de Jesus. Como o Senhor, Brian deu sua vida pelo próximo. Colocou em prática a palavra de Deus e não era apenas um ouvinte”, escreveu o Reitor do seminário, o sacerdote beneditino Brendan Moss.

Segundo o National Catholic Register, Teresa, mãe do seminarista, ressaltou que seu filho tinha “um enorme desejo de servir a Deus e ajudar o próximo, e por isso decidiu ser sacerdote".

Brian nasceu no dia 13 de janeiro de 1992, foi o terceiro filho de Ned e Teresa Bergkamp; viveu durante toda a sua infância em uma pequena casa de Garden Plain, no Kansas.

Ao completar o 2º. Grau se transladou à cidade Atchison, localizada no mesmo estado, e começou a estudar na Universidade Beneditina. “Queria viver a vida universitária normal. Ele sabia que era uma excelente universidade católica”, disse sua mãe.

Quando se aproximava as férias de verão, Bergkamp informou ao seu novo grupo de amigos que havia decidido entrar no seminário de Missouri.

Os diretores vocacionais costumam advertir aos seminaristas que o diabo "trabalha" intensamente nos homens jovens que se preparam para o sacerdócio e Bergkamp não foi a exceção.

"Quanto mais penso nisso, descubro que Satanás faz isto porque vê o verdadeiro potencial que tenho como sacerdote. Os estragos que trarei para Satanás e seus desejos; a alegria e a paz que posso dar à Igreja Católica", escreveu Bergkamp em uma ocasião.

Há algum tempo também escreveu: "neste momento da minha vida, acredito que serie muito mais que um sacerdote. Estou chamado a algo mais alto, que me permitirá chegar a milhares de católicos".

Andrew Gaffney, um seminarista da Arquidiocese do Kansas, recordou que Bergkamp participou do projeto de reconstrução de uma antiga gruta Mariana próxima ao Seminário Concepción, onde realizou seus estudos preparatórios de teologia.

"Todo mundo encontra um lugar especial no campus, um lugar onde conseguem encontrar a paz. O meu lugar é na gruta e também foi o seu”, disse Gaffney.

"Ele realmente era uma inspiração para nós no seminário, um homem que foi um exemplo a seguir", disse James Schibi, um seminarista da diocese de Wichita que também conheceu Bergkamp.

Depois de terminar seus estudos preparatórios se transladou ao seminário Mount St. Mary, em Emmitsburg, Maryland, para começar o terceiro ano de estudos em teologia.

"Bergkamp amava a Deus sobre todas as coisas e viveu sua vida conforme o sacrifício da cruz", disse Anne Jenkins, uma das suas melhores amigas.

Ela releu algumas notas de Brian depois da sua morte e se comoveu especialmente com uma delas, a qual descrevia as atividades que seu amigo queria fazer antes morrer.

"Quero salvar a vida de alguém fazendo algo fisicamente, como um herói", escreveu Bergkamp.

Durante o seu funeral, o Bispo de Wichita, Dom Carl Kemme disse: "ele pode não ter sido um sacerdote, mas viveu e morreu como se fosse".

Por sua parte, Nichole Walz, uma amiga da universidade, falou da última conversação que teve com o seminarista pouco antes de morrer.

"Bergkamp me disse que não ia passar o dia 4 de julho com sua família, porque durante o verão queria ser voluntário, junto com outros seminaristas, em Lorde’s Diner, um refeitório que alimenta aproximadamente 2.500 pessoas por dia. Ele viveu dessa maneira até a sua morte, colocando a vida da outra pessoa antes da sua, dando sua vida como Jesus”.

Em relação a Bergkamp, antes de despedir-se dos seus amigos da Universidade Beneditina, disse-lhes que não sabia seria ordenado algum dia, mas queria dar uma oportunidade a Deus.

Mais em

"De qualquer maneira, depois de tudo isto, minha vida é simplesmente uma viagem pequena ao reino eterno de Deus. Meu tempo aqui na terra é curto, e devo fazer o melhor que eu puder", disse naquela ocasião.

Confira também: