Pode parecer que o Latim, cuja existência remonta a centenas de anos antes de Cristo, é um objeto de estudo pouco provável para novas pesquisas, mas a Igreja mantém vigente um concurso onde um dos requisitos é o uso desta língua.

Trata-se do Prêmio das Pontifícias Academias realizado anualmente.

Por que a Igreja Católica está tão preocupada em promover o latim? Por várias razões.

"No Vaticano alguns dos mais importantes documentos emitidos pelo Papa e pela Santa Sé estão oficialmente escritos em latim", disse em 2017 o secretário da Pontifícia Academia de Latinidade, Pe. Roberto Spataro, em conversas com o Grupo ACI.

A isto se acrescenta que a versão padrão da Bíblia, chamada Vulgata, também está escrita em latim.

Além desta razão muito prática, disse o sacerdote, é através do latim que se pode entrar em contato com o vasto patrimônio da Igreja ao longo dos séculos e "descobrir que este mesmo idioma foi durante muito tempo o meio do diálogo entre a fé e a razão”.

O prêmio anual das Pontifícias Academias é patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pela Pontifícia Academia de Latinidade, fundada pelo Papa Bento XVI em 2012, através do motu proprio Latina Lingua.

Esse motu proprio garante a importância de estudar e preservar o latim. "O Papa Bento queria inspirar a Igreja universal a não esquecer que o latim é a chave para um imenso tesouro de sabedoria e conhecimento", disse Spataro.

Em 1962, João XXIII publicou a Constituição Apostólica Sapientia Veterum, na qual "declarou solenemente" que o latim tem três características distintivas que fazem desta língua antiga "a linguagem legítima para a Igreja Católica Romana", disse Spataro.

Assim como a Igreja é por natureza "católica" ou "universal", a língua latina também é internacional, não pertencendo a um país ou lugar; e, como não é mais uma língua viva, também é imutável.

Isso "o torna perfeito para avaliações dogmáticas e litúrgicas, já que tal atividade intelectual requer uma linguagem lúcida que não deixa ambiguidade na expressão. É linda e elegante, e a Igreja é sempre uma amante das artes e da cultura", explicou o sacerdote.

A importância do latim na Igreja também se expressa na existência da conta do Papa @Pontifex_ln neste idioma no Twitter.

Confira também: